quinta-feira, 9 de maio de 2019

CUFA Realiza Seminário Voltado Para Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social




A situação atual dos jovens brasileiros é marcada tanto por grandes desigualdades socioeconômicas quanto por importantes conquistas. Ambiguidade é a palavra que melhor define a realidade dos jovens no Brasil. Ora reconhecidos como meros sujeitos em desenvolvimento; ora identificados como um ideal desejado de vitalidade, beleza, alegria; ora associados a problemas relativos ao uso abusivo de drogas, irresponsabilidade no trânsito, violência ou falta de cuidado com o próprio corpo e com a integridade dos demais; ora reconhecidos como “sujeitos de direitos” e convocados a participar da vida social e política do país os jovens brasileiros caracterizam-se pela diversidade e pela intensa experimentação das mudanças que vem ocorrendo nos variados setores da sociedade (NOVAES, 2010).

O número de jovens cresceu muito nos últimos anos. Hoje são mais de 52 milhões de brasileiros na faixa etária entre quinze e vinte e nove anos que configuram a maior população jovem de nossa história. Isto significa dizer que as políticas públicas para os jovens representam hoje mais do que a inclusão de forma específica desse segmento na agenda nacional. Trata-se de políticas que dizem respeito à vida de mais de um quarto da população brasileira, a preocupação com os jovens têm decorrido do reconhecimento do significativo contingente que vêm representando em relação ao total de população, bem como das condições de vulnerabilidade que atingem um alto percentual dessa faixa etária, atingindo outros contingentes da população e podendo comprometer a vida no presente e perpetuá-las no futuro.
Afim de realizar capacitação, troca de experiencias entre as bases da instituição, estreitar relacionamento com os parceiros e dar voz e visibilidade á juventude a Central Única de Favelas - CUFA realizará dia 11 de maio, no Espaço CUFA "Rainha Benedita Gonçalves", em Araguari/MG o Seminário: Potencialidades do Protagonismo Juvenil.
Estarão presentes representantes das CUFAs de: Araguari, Iturama, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Unaí, Serra do Salitre, Campina Verde, Romaria e João Pinheiro. Confirmados para a mesa de autoridades o Deputado Federal Zé Vitor; o Deputado Estadual Raul Belém; o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Wesley Lucas; o Prefeito Marcos Coelho; a Vice Presidente Nacional da CUFA, a Pedagoga Revalina Aparecida; a Coordenadora do Conselho Tutelar Vera Lúcia. Confirmaram presença na abertura do evento vereadores e prefeitos de várias cidades que tem bases da CUFA e em Araguari dos vereadores Giuliano Tibá, Mãe Preta e Warley Maravilha; do Presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC, Rafael Guedes e do Secretário Municipal de Esportes e Juventude, Sebastião Naves.
O evento tem inicio marcado para as 10:00hs da manhã, do dia 11 de maio(sábado próximo), na Casa da Cultura Abdalla Mameri, onde será composta a mesa de autoridades. Logo após as falas, será ministrada uma palestra com o tema: Protagonismo Juvenil e o Choque de Gerações. Paulo Eduardo, o palestrante tem bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás; é especialista em políticas públicas também pela UFG; MBA em Comunicação e Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação de Uberlândia. Com passagens pela TV Anhanguera e TV Serra Dourada no vizinho Estado de Goiás, atualmente é Diretor de Jornalismo da TV Integração. Na sequência acontecerão mesas redondas simultâneas; uma com o tema: "Cultura Popular de Rua/Batalha na Praça - Avanços e Retrocessos", com uma exposição de fala e moderação do Presidente do Conselho Municipal de Cultura e Coordenador da Universidade Paulista - UNIP na cidade, Diogo Machado e a relatoria ficará por conta do Coordenador de Esportes da CUFA Uberlândia, o Educador Físico Alexssandro Damas. A outra mesa tem como tema: "As Juventudes de Terreiro e Congadeiras - Preconceitos e Ancestralidade" a exposição de fala e moderação ficará por conta do Historiador Marco Túlio, Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial  e a relatoria sera da Vice Presidente Nacional da CUFA, a Pedagoga Revalina Aparecida. A terceira mesa traz como tema: "Juventude LGBTTi - Cuidados e Atenção" com a exposição de fala e moderação do Ativista Elbson Luiz e a relatoria será da Coordenadora da CUFA da Cidade de Uberaba,  Professora Tatiana .  Após as mesas, será elaborada a "Carta da Juventude" com os encaminhamentos das mesas, que posteriormente será entregue ás autoridades competentes.
Na sequência será realizada uma batalha de rimas e logo após a graduação dos alunos da Oficina de Capoeira da CUFA. A previsão de encerramento é por volta das 18:00 horas.
"A idéia da CUFA é ser a ponte entre o poder público e a juventude da região. Possibilitar com que essa juventude tenha acesso a rede de atendimento público, financiamento para seus projetos, e qualidade de vida plena transferindo a esses visibilidade e direito de fala" diz Maluh Pereira, Diretora Presidente da CUFA de Araguari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário