segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Moçambique Branco Comemora 90 anos


O Moçambique Branco de Araguari, também conhecido como o Batalhão dos Guerreiros de Oxalá, pela veste toda branca, foi fundado em 1929, pelo Capitão Sebastião Ferreira Braga. Esta em sua 5ª geração de capitães, sob o comando do Capitão Jeferson Jorge dos Santos, filho do Capitão-Mor João Batista dos Santos, que cumprindo a tradição do vitalício e hereditário passou para o filho o comando do terno a 5 anos.
No ultimo domingo foi dia de comemorar e estiveram presentes no quartel do Moçambique Branco, os ternos: Congo Verde, Congo de Ouro, Congo Santa Isabel, Congo Princesa Isabel, Congo Treze de Maio e Mocambique Sainha Azul. As 16:00 horas foi realizada uma procissão dos ternos, com a presença do Rei e  Rainha da Coroa de Nossa Senhora do Rosário, Sr.Roberto e Dona Iolanda e do Rei da Coroa de São Benedito, Sr Weberton e finalizou com a apresentação dos ternos no mesmo local de saida. Após, aconteceram apresentações do Grupo Nigth Samba, DJ Hugo MTX e do Grupo de Dança da CUFA Araguari animando os presentes até por volta das 23:00h.
"Fico feliz de ter comandado essa comemoração, esse terno é um dos mais antigos e tradicionais de Minas Gerais e merece os aplausos e a admiração de todos nós pelo que representa para nossa história de devotos de São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário enquanto casa real e detentores dos segredos da nossa irmandade. Agora é esperar a grande festa de congados que acontecerá no terceiro domingo de outubro, dia 20, para continuarmos as nossas comeorações ". Diz o Capitão Batista, Capitão-Mor do Terno de Moçambique Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário