quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Bloco Maculelê Realiza Pré Carnaval e Concurso Para Escolha da Rainha do Bloco Nesse Domingo


Neste domingo(09/02) a Associação Cultural Recreativa Bloco Maculele e Maurim Eventos realizam no Clube Parque da Raposa um Pré Carnaval e dentro do evento além das várias atrações o Concurso Rainha de Ébano do Bloco. A ganhadora, terá entre outras atribuições representar o Bloco em eventos sociais. O evento inicia as 10:00 horas da manhã e terá apresentações artísticas de dança, DJs convidados, batalha de rimas e o concurso da rainha do bloco. O endereço do local é Avenida Theodoreto Veloso de Carvalho, 2001 próximo ao Terminal Rodoviário Tancredo Neves e os valores de ingresso no evento serão de R$10,00(mulheres) e R$20,00(homens).
O Bloco Maculelê existe desde 2014 e sai pelas ruas da cidade de Araguari, brincando o carnaval de forma alegre e divertida. Segundo a wikipédia Maculelê é um tipo de dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena. Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os a música em línguas africanas, indígenas e portuguesa. Em um grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que causa um bonito efeito visual pelas faíscas que saem a cada golpe. Esta dança é muito associada a outras manifestações culturais brasileiras, como a capoeira e o frevo.
Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo com seus filhos, netos e outros habitantes da Rua da Linha, em Santo Amaro (Bahia), chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação. Existem também outras comunidades, como a comunidade quilombola Monte Alegre, no sul do município de Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo), onde o maculelê ainda é passado de geração à geração, com o objetivo de não perder a cultura tradicional.
"Mesmo sem o fomento da Prefeitura Municipal, que foi orientada pelo Ministério Público a não fazer repasse para as entidades tendo em vista o ano eleitoral, vamos realizar o tradicional desfile do Bloco no primeiro dia da festa momesca(22/02), e o Concurso será o primeiro passo para termos um bom carnaval e apresentarmos um cortejo bonito para a população araguarina. Agradecemos a parceria com a diretoria do Clube Parque da Raposa, com o Maurim Eventos, a FAEC e todos que de alguma forma ou de outra estão contribuindo para a realização desse evento" diz o Presidente do Bloco Hugo Pereira.

Bloco Maculelê no Desfile de Carnaval do ano de 2015 


Nenhum comentário:

Postar um comentário