A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Araguari Cria Núcleo Capocufa
Os primórdios da capoeira, datam de mais de 300 anos. Criada no Brasil, durante o periodo escravocrata pelo desejo de libertação do negro escravo; fez do corpo, arma e do berimbau, alimento-música da alma dos seus praticantes. Sobreviveu ao decreto presidencial 487, de 11 de outubro 1899, que determinava que a partir daquela data, qualquer capoeirista que fosse pego praticando, ensinando ou aprendendo a nobre arte, seria preso e desterrado pra Ilha de Fernado de Noronha. Fez heróis Besouro Preto, Manduca da Praia e Nascimento Grande e ressurge na década de 30, nos mocambos do Recife, nos morros do Rio de janeiro, nas ladeiras de Salvador e dali para o mundo. Hoje, presente em mais de 70 países, é a maior embaixatriz do Brasil no exterior, onde para a prática é obrigatória o uso da lingua mãe, o português falado no Brasil, para pronúncia das ladainhas. Com cinco milhões de praticantes no Brasil, só perde para o futebol em números.
Em Araguari, teve seus primeiros praticantes na década de 70, com o lendário Mestre Caboclo, que negativamente projetou-á como nódoa no seio da sociedade araguarina e ainda hoje tem seu nome escrito nas paredes da cadeia pública, onde ia e voltava com certa facilidade, em decorrência da marginalidade vivida o que o levou a morte á facadas, por problemas familiares. Vindo de Goiânia, Mestre Moreno, da mesma escola porém com uma visão mais centrada continua o trabalho do antecessor e paralelo ainda temos informação de outros como Mestres: Capitão, Raposa e Curió. Dessa geração, apesar de todos vivos, ninguém está em atividade. A continuidade do trabalho deu-se com um grande aluno do Mestre Moreno, que hoje é o Coordenador da CUFA Araguari, Mestre Zulu. Formado em outubro de 1997, pela Associação Brasileira de Capoeira foi quem alavancou a capoeira na cidade, colocou-a como modalidade competitiva nos JIMIs-Jogos do Interior de Minas, participou ativamente da realização dos dois congressos brasileiros e hoje participa da campanha nacional de valorização e regulamentação da profissão do professor de capoeira. Em decorrência das múltiplas atividades á frente da CUFA Araguari, seu aluno Professor Zorro, é quem coordena hoje suas aulas de capoeira e consequentemente o núcleo capocufa na cidade.
Neste último sábado(10/04), aconteceu mais uma roda do mercado municipal e o diferencial foi que a já tradicional roda que encantou e encanta várias gerações de jovens capoeira, por entendimento de todos os seus participantes, passou a denominar-se Roda da Capocufa num dia de muita festa e alegria pra capoeira na cidade. Estiveram presentes vários grupos e seus dirigentes como: Mestre Paturi, Professor Chaminé; Intrutores Meio Kilo, Raça, Gafanhoto(Monte Alegre de Minas), Princesa, Pedra do Mar, Sossêgo entre outros graduados.
Professor Zorro e Mestre Paturi na roda da capocufa
Coordenadores da CUFA Araguari, prestigiando o evento. Da esquerda pra direita: Elbson, coordenador do núcleo LGBTT; Danilo, coordenador cultural e Professor Zorro, coordenador do capocufa.
Mais fotos podem ser conferidas no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=10774467201436017404&aid=1271016946
Nenhum comentário:
Postar um comentário