A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Presidente Lula, a CUFA e o Enfrentamento do Crack
Kakko, coordenador da CUFA Uberlândia, Presidente Lula e Zulu, Coordenador da CUFA Araguari.
Com um forte potencial de criar dependência química, o crack continua se alastrando com facilidade nos grandes centros urbanos. A substância já representa boa parte dos entorpecentes consumidos, totalizando 120 t por ano, segundo estimativa da organização não governamental (ONG) Defesa Social.
O governo do Presidente Lula tem tido uma preocupação especial com o assunto e pela facilidade de mobilização que a CUFA tem nas periferias do país, está sendo selado uma parceria entre a entidade e o governo federal, para enfrentamento do problema. Está em andamento um convênio de 9 milhões de reais a ser repassado pelo Ministério da justiça, e desses, meio milhão estaria destinado para o estado de Minas Gerais, para o enfrentamento da propagação do crack.
No ano passado, 39% dos 1.140 dependentes químicos atendidos no Centro Mineiro de Toxicomania (CMT) eram de dependentes de crack. Foi a primeira vez que o número de consumidores da pedra superou os de álcool (37%).
De acordo com a gerente do CMT, Raquel Pinheiro, nos dez anos de disseminação da droga em Minas, houve uma mudança também na faixa etária dos usuários de crack. Antes, segundo Raquel, a faixa etária mais significativa era entre 18 a 24 anos. Atualmente, mudou para 25 a 40 anos.
Aproveitando a vinda do Presidente Lula, para inauguração do Rodoanel ontem em Uberlândia, a convite do próprio Presidente os Coordenadores de Uberlândia, Kakko; e de Araguari, Zulu; foram convidados a estar na sala vip e na oportunidade foi entregue uma camiseta da CUFA e um boné da Africapoeira ao Presidente, que manifestou mais uma vez, sua disposição em enfrentar o crescimento da citada droga.
Zulu, Ministro Hélio Costa e Kakko
Nenhum comentário:
Postar um comentário