Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves |
O Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, foi inaugurado em 2005 para ser exatamente o que seu nome propõe: um centro de organização de idéias, que canalize as informações e a riqueza da cultura negra em seus mais diversos meandros; passando pela música, dança, religiosidade, congados, capoeira e todo o leque de ações propiciado pela rica cultura ancestral africana.
A CUFA Araguari, através uma cessão de uso, utiliza o espaço desde 2009 para ministério das oficinas gratuitas oferecidas a comunidade e após a paralização estava sem espaço para atividades. Após algumas provocações de sua diretoria feitas á Presidente da FAEC e ao Prefeito Municipal iniciou-se o processo de reforma e agora finalizada, o mesmo será entregue á comunidade, dentro da programação proposta pela entidade em parceria com o COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, na campanha intitulada "Novembro Negro", que consta de uma série de ações durante o mês em curso, visando o combate ao preconceito e á discriminação racial.
Batista, Diretor do Centro de Referência Negra
|
A cerimônia de reinauguração inicia as 16:00 horas, com saída do cortejo dos ternos de congados da porta do Palácio dos Ferroviários, em direção ao espaço do CRN, onde haverá abertura simbólica com corte do laço na entrada, fala das autoridades e logo após apresentações dos congados, capoeira e dança.
O local passa a contar com internet banda larga e wi fi gratuito para utilização da comunidade em geral e uma grade diferenciada de ações permanentes passam a compor a sua programação. É aberto todos os dias das 12:00 ás 18:00 horas e a CUFA utiliza o espaço após esse horário para ações da entidade. O Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, é uma divisão da FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro(anexo á Casa da Cultura Abdalla Mameri), e o telefone de contato é 3690 3068.
Nenhum comentário:
Postar um comentário