Historicamente,
o racismo é uma realidade social e cultural no Brasil, que permeia também o
âmbito escolar. Entretanto, recentemente estamos vivendo um momento em que sinalizam-se
possibilidades de reversão desta situação. A inclusão do ensino de História da África e
da Cultura Afrobrasileira e Africana e dos Indígenas nos currículos oficiais,
propostas pelas Leis Federais 10.639/03 e 11.645/08, tem como propósito, construir uma nova forma do fazer pedagógico com respeito às diferenças, reconhecimento
e valorização da diversidade multicultural e multirracial. A escola que deseja
se colocar de forma eficiente tem que assumir esse compromisso de fazer com que
todos os educadores tenham os conhecimentos quanto à promoção da igualdade racial
e àqueles referentes à educação para as relações étnico-raciais na educação. A fundamentação
teórica específica sobre o trato da questão racial no cotidiano escolar,
efetivando a implantação da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no
currículo torna-se uma urgência. Os variados segmentos sociais deverão assumir
seus papéis na empreitada de avançar para além do racismo, investindo
seriamente no seu desmantelamento: desde as instituições escolares e seus
profissionais, até empresas e instituições privadas, tonando todos protagonistas da dessa história. Nessa perspectiva, a DLR - Assessoria Afropedagógica que atua na
área educacional prestando assessoria às instituições de ensino quanto à
implementação, efetivação e consolidação da educação para as relações étnico-raciais,
respaldada por uma coordenadoria pedagógica altamente qualificada e com
experiência comprovada no trato das questões raciais no currículo escolar; a CUFA, entidade não governamental, que visa a integração social, através da cultura, do esporte, da educação e do lazer, uma das maiores rede de diversidade sócio-cultural do país, criada no Rio de Janeiro mas presente em 300 cidades no Brasil e mais 17 países fora dele; e o IMEPAC - Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, instituição de Ensino Superior mantida pelo Instituto de Administração & Gestão Educacional Ltda, se uniram em parceria para realizar o Curso: Pressupostos para o Ensino da História e Cultura Africana e Afrobrasileira no Cotidiano Escolar - Vivências Afropedagógicas, que propõe aos participantes uma vivência das africanidades,ampliando
seus conhecimentos sobre essas referências e refletindo sobre a inserção delas
no currículo escolar por meio de palestras, oficinas e atividades pedagógicas,
de forma lúdica e prazerosa, durante um dia inteiro.
O objetivo do curso é subsidiar o trabalho dos profissionais
de educação em sua tarefa de tratar institucionalmente as diversidades
étnico-raciais brasileiras para a implantação do Ensino da História e da
Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação é direcionado para educadores em geral interessados na temática
relativa à Lei 10.639/03: gestores de Secretaria de Educação, agentes
culturais, arte educadores, profissionais de educação em geral da cidade de
Araguari e toda região do Triângulo Mineiro. As vagas são limitadas apenas para
30 participantes, com tem duração de 08h/aula e acontece no dia 26/02/2016(sexta-feira), de 8:00 às 17:30 h, no Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves(anexo á Casa da Cultura), sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro.
Professora Rosa Margarida, Ministrante do Curso |
O Curso será ministrado pela Professora Rosa Margarida, proprietária
da empresa DLR – Assessoria Afropedagógica. Nascida em Belo Horizonte, em 1953,
reside atualmente em Araguari-MG, Rosa Margarida de Carvalho Rocha é formada em
pedagogia, atuou por anos na rede pública de ensino como professora;
especialista em Didática – Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica e em
Estudos Africanos e Afro brasileiros; mestre em educação pela Universidade Estadual
de Minas Gerais – UEMG; e escritora, com atualmente sete livros publicados. Trabalha
atualmente com formação de professores para a implantação da Lei Federal 10.639/03
por todo o Brasil; ministra palestras com temas sobre o trato da questão racial
no cotidiano escolar, inclusão racial na escola, discriminação racial na
escola.Seus livros são escritos para ajudar aos professores no trabalho que
desenvolvem em sala de aula com a educação para as relações étnico-raciais e
história e culturas africanas e afro brasileiras. E terá a seguinte programação:
07:30 às 08:00hrs
Credenciamento
Café
Apresentação das atividades do dia
08:00 às 08:30hrs
Acolhida
Dinâmica de Entrosamento
08:30 às 11:00hrs
Fundamentação teórica:
* Educação Infantil e Educação para as Relações
Étnico-Raciais.
* Religiosidade e Lei 10.639/03 na Escola.
* Pensando um plano de Ação Coletivo para a Implementação da
Lei 10.639/03 na Escola.
11:00 às 12:30hrs
Debate – Dinâmica:
* Cuidados e equívocos quanto as práticas e ações escolares
na implantação da Lei
10.639/03.
* Datas comemorativas-Desvelando fatos, ressignificando
práticas.
12:30 às 13:30hrs
Almoço livre
13:30 às 14:00hrs
Vídeos informativos:
* A África não tem história ou a história começa na África?
* Direitos Essenciais da Criança Negra na Escola.
* Essa História eu não conhecia...
14:00 às 17:00hrs
Oficinas temáticas:
* Prazer e ludicidade na implementação da lei 10.639/03.
* Diálogos disciplinares.
* Oficina de afro-jogos.
* Café
17:00 às 17:30hrs
Encerramento
* Sarau Cultural Afrobrasileiro: declamação de poemas e
textos, performances corporais, danças e músicas ligadas a cultura africana e
afrobrasileira
Para participar do curso, os interessados devem acessar o site http://rosamargaridacarva.wix.com/rosamargarida, retirar o formulário da ficha de inscrição, preenche-lo e enviar para o e-mail cursopressupostosaraguari@yahoo.com.br.
Para participar do curso, os interessados devem acessar o site http://rosamargaridacarva.wix.com/rosamargarida, retirar o formulário da ficha de inscrição, preenche-lo e enviar para o e-mail cursopressupostosaraguari@yahoo.com.br.
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