A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
CUFA Araguari, CONAFRO e COMPIR se Reunem Para Planejar 2017
Estiveram reunidos na residência da Pedagoga e Mestra em Educação pela UEMG Rosa Margarida, os coletivos negros da Cidade de Araguari COMPIR - Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, CONAFRO - Coletivo Negro AfrontAÇÂO(Afrontando o Racismo com Informação e arte) e a CUFA - Central Única de Favelas. O evento foi nesse último sábado(04/02), Com o objetivo de planejar ações conjuntas para o ano que se inicia e fazer um planejamento pessoal para os membros.
A dinâmica foi conduzida pela Professora Rosa Margarida, com uma participação de várias pessoas da comunidade integrantes dos coletivos presentes e foi traçado um esboço das necessidades que se pretende suprir durante esse ano. Na oportunidade foi elaborada uma carta endereçada a si mesmo e criou-se um compromisso de se encontrarem na mesma data no próximo ano pra abertura destas, e assim estabelecer um comparativo das expectativas de cada carta e o que foi tornado realidade por cada um, tanto no âmbito pessoal, quanto no coletivo.
Uma das parcerias acertadas na reunião, foi o CONAFRO ministrar aos fins de semana, oficinas de reforço escolar, empoderamento da mulher preta e palestras voltadas para a prevenção de: gravidez precoce na adolescência, DST/AIDS e drogas; para os alunos que integram as oficinas culturais gratuitas ministrada pela CUFA Araguari, no Centro de Referência Negra, em parceria com a FAEC.
"Foi um prazer inenarrável ter sido convidado a participar dessa experiência, ser recebido por verdadeiros gentlemans na arte de recepcionar que são Senhor Dermeval, Professora Rosa Margarida e família e planejar o futuro. Tenho certeza que nossa parceria enquanto coletivos só está começando, juntos podemos identificar, afrontar e combater o racismo que tanto assola a comunidade preta e divisar novos horizontes de paz e convivência respeitosa entra as pessoas" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA Araguari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário