A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Moçambique Branco Comemora 90 anos
O Moçambique Branco de Araguari, também conhecido como o Batalhão dos Guerreiros de Oxalá, pela veste toda branca, foi fundado em 1929, pelo Capitão Sebastião Ferreira Braga. Esta em sua 5ª geração de capitães, sob o comando do Capitão Jeferson Jorge dos Santos, filho do Capitão-Mor João Batista dos Santos, que cumprindo a tradição do vitalício e hereditário passou para o filho o comando do terno a 5 anos.
No ultimo domingo foi dia de comemorar e estiveram presentes no quartel do Moçambique Branco, os ternos: Congo Verde, Congo de Ouro, Congo Santa Isabel, Congo Princesa Isabel, Congo Treze de Maio e Mocambique Sainha Azul. As 16:00 horas foi realizada uma procissão dos ternos, com a presença do Rei e Rainha da Coroa de Nossa Senhora do Rosário, Sr.Roberto e Dona Iolanda e do Rei da Coroa de São Benedito, Sr Weberton e finalizou com a apresentação dos ternos no mesmo local de saida. Após, aconteceram apresentações do Grupo Nigth Samba, DJ Hugo MTX e do Grupo de Dança da CUFA Araguari animando os presentes até por volta das 23:00h.
"Fico feliz de ter comandado essa comemoração, esse terno é um dos mais antigos e tradicionais de Minas Gerais e merece os aplausos e a admiração de todos nós pelo que representa para nossa história de devotos de São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário enquanto casa real e detentores dos segredos da nossa irmandade. Agora é esperar a grande festa de congados que acontecerá no terceiro domingo de outubro, dia 20, para continuarmos as nossas comeorações ". Diz o Capitão Batista, Capitão-Mor do Terno de Moçambique Branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário