segunda-feira, 11 de dezembro de 2023


 Nos últimos tempos, assistimos a mudanças sociais significativas. Durante a pandemia, verificou-se um recrudescimento do racismo em muitas partes do mundo, mas também a emergência de grandes movimentos da sociedade civil que procuram sensibilizar as pessoas e apelam a uma ação a nível mundial. É  impossível ignorar o papel impulsionador da mudança e de combate ao racismo que têm os jovens. A sua consciência política das questões sociais é essencial para identificar as diferentes manifestações de racismo, detetar preconceitos inconscientes e alterar os comportamentos no sentido de uma maior inclusão.

A fim de obter uma compreensão mais abrangente do problema e de adotar uma abordagem mais eficaz para combater e buscar eliminar o racismo no município de Araguari; a Central Única de Favelas - CUFA Araguari, o Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial - COMPIR, a Superintendência Municipal de Promoção de Igualdade Racial - SUPIR e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC criaram o Programa Araguari Sem Racismo cuja proposta é para além de reunir a propria comunidade preta, buscar parcerias com a sociedade civil, o poder público e o meio acadêmico afim de definir em conjunto parâmetros que alvejem e combatam o racismo. O programa funciona durante todos o ano na busca de formar e informar a sociedade sobre os danos causados em decorrência desse mal que nos assola.

Nesse próximo domingo, dia 17 de dezembro, acontecerá mais uma ação do programa que apresentará  uma vasta programação cultural na Praça Manoel Bonito, a partir das 16 horas da tarde. Inicia com a cerimônia de batizado e troca de graduação dos alunos da oficina de capoeira da CUFA Araguari, após haverá o encontro de 7(sete) ternos de congados: Moçambique Branco, Moçambique Sainha azul, Congo Verde, Congo de Ouro, Congo 13 de Maio, Marinheiro de São Benedito e Congo Rosário de Maria; na sequência será feita a cerimônia de entrega dos certificados do Prêmio Destaque Negro, uma iniciativa que acontece desde 1998 e que laureia pessoas, empresas e instituições que colaboram para o fortalecimento da comunidade negra; o evento será brindado com o som instrumental do Grupo Musical O'Tone e um desfile da representação de personalidades pretas. Uma batalha de rimas intitulada Hip Hop Contra o Racismo está prevista também dentro da programação, além da apresentação de slans e a programação finaliza com o samba do Grupo Sociedade Livre, da vizinha cidade de Uberlândia.

"Para além das comemorações, precisamos discutir os males que o racismo produz e o impacto dele em uma sociedade, este programa vem colocar o dedo na ferida e apresentar dados que colocam-nos em alerta e nos induz a buscar alternativas para vencê-lo" diz Mestre Zulu, Coordenador Geral da CUFA em Araguari.

As próximas ações prevê a criação de um fórum permanente de promoção e discussão sobre racismo e igualdade racial que possa amparar as decisões do Conselho Municipal de promoção de Igualdade Racial - COMPIR, inserindo os jovens que queiram discutir políticas públicas inerentes ao tema e viabilizar através do Fundo Municipal de Promoção de Igualdade Racial - FUPIR o financiamento das ações preparadas para o ano de 2024.

O Presidente do COMPIR e Gestor da SUPIR Doutorando em História Marco Túlio Nascimento reitera: "O Programa Araguari sem racismo valoriza as africanidades formadoras de nossa gente e busca envolver toda a cidade em uma moldura  antirracista. Os grupos identitários da Congada, Capoeira, Umbanda, Hip-Hop e outros são as estrelas de afirmação da nossa negritude".

"Queremos convidar toda a população araguarina para prestigiar a ação do proximo domingo que trata do Programa Araguari Sem Racismo e aproveitarem para curtir uma estrutura linda que colocamos na Praça Manoel Bonito para comemorar o natal" finaliza o Presidente da FAEC Diogo Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário