A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2026
CUFA PRODUZ COM PARCEIROS O INVENTÁRIO DO SAMBA DE ARAGUARI/MG
A CUFA Araguari, em parceria com uma equipe técnica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico - IEPHA, a Fundação Araguarina de educação e Cultura, o Conselho e a Superintendência Municipal de Promoção de Igualdade Racial e o Sindicato dos Trabalhadores em Alimentação de Araguari - SINDIALA realizam o registro do inventário do samba do município de Araguari.O Inventário um processo de documentação e pesquisa que mapeia a história, os movimentos (escolas, blocos, rodas), os espaços (bairros, terreiros) e os mestres do samba em diferentes cidades, organizanado informações em fichas detalhadas sobre origens, instrumentos, transformações e ameaças, com registros fotográficos e orais, tendo como objetivos: preservar a diversidade do samba, que tem raízes africanas e é fundamental para a identidade cultural brasileira; documentar as formas originais do samba, como o Partido-Alto, Samba de Terreiro e Samba de Roda (já reconhecido como patrimônio); e fortalecer as comunidades que mantêm viva a tradição do samba.
O Evento começa as 10 horas da manhã e irá acontecer no Espaço CUFA, sito á Rua dos Portadores, 20 - Bairro Goiás e contará com vários expoentes do samba araguarino, como Nega Timba, Ti Luís da Arrastão, Jeferson de Omolú, Mancha da Paraíso, Alex do Cavaco e terá como convidada especial a Bateria da escola de Samba Extravasa, vinda da vizinha cidade de Uberlândia e mais o DJ Fernando Batom, que irá tocar hits de flash back. A programação começa com a fala dos parceiros, um breve relato sobre a história do samba pelo Historiador e Presidente do COMPIR Prof. Ms. Marco Túlio Nascimento, a coleta de informações e após, enquanto a roda de samba acontece, será servida uma lauta feijoada. Os interessados em participar, que não forem ligados ao samba, mas que são amantes da arte, poderão adquirir seu ingresso pelo valor simbólico de 20 reais e participar de toda a programação, crianças abaixo de 10 anos não pagam entrada e as piscinas do espaço estarão liberadas para uso.
"Quero parabenizar a iniciativa da UFMG/IEPHA em realizar esse inventário, considerando a perda das nossa tradições. Já tivemos em Araguari 10 escolas de samba, sendo 5 no grupo especial e 5 no grupo de acesso e por falta de políticas públicas voltadas para nosso segmento, hoje não existe nenhuma escola mais em nossa cidade. Fui Porta Bandeira da Escola de Samba Unidos do Paraíso por muiitos anos e hoje só resta a saudade, ainda saio no Bloco Maculelê todos os anos até hoje, mas é outro também que sai em cortejo desde 2015 e nunca recebeu um centavo de incentivo público e que todos os anos, tem que sair com dinheiro próprio" diz Maluh Pereira, Diretora Presidente da CUFA Araguari.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário