quinta-feira, 18 de junho de 2020

CUFA Realiza Apresentação Virtual do Resultado de Oficinas de Arte Educação

A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo: a ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde como coordenador geral.
A CUFA promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, DJ, break, rap, audiovisual, basquete de rua, literatura, além de outros projetos sociais. Além disso, promove, produz, distribui e veicula a cultura hip hop através de publicações, discos, vídeos, programas de rádio, shows, concursos, festivais de música, cinema, oficinas de arte, exposições, debates, seminários e outros meios. São as principais formas de expressão da CUFA e servem como ferramentas de integração e inclusão social.
Assim, através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Deste modo, ela vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a autoestima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.
Agindo como um polo de produção cultural e prática desportiva desde 1999, através de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal e de países como Bolívia, Alemanha, Chile, Hungria, Itália e Estados Unidos. Dentre as atividades desenvolvidas pela CUFA, além das supracitadas, há cursos e oficinas de DJ, gastronomia, audiovisual, teatro, produção cultural e muitas outras. São diversas ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão de obra própria.
A equipe CUFA é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição e oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade; em sua maioria, moradores de comunidades carentes.
Em Araguari, a entidade é representada pela Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, CNPJ 00.960.324/0001-71 e oferece á comunidade um ciclo de oficinas gratuitas, além de informação através de palestras, simpósios e work shops a crianças e jovens. Possui notada parceria institucional com a Prefeitura Municipal de Araguari/FAEC, que cede o espaço do Centro de Referência Negra para execução das ações e com a TV Integração - afiliada TV Globo, que possibilita divulgação em massa dessas ações para toda a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Sul de Minas.
"Após formalização de termo de fomento com a Prefeitura Municipal, iniciamos as ações e fomos atropelados pela pandemia do COVID. A finalização do projeto era uma apresentação do resultado das oficinas para a comunidade, porém já não se podia fazer aglomeração e assim após consulta á comissão de análise da Prefeitura e positivo deferimento da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC, decidimos realizar uma apresentação virtual, em forma de live, o que propicia com que muito mais pessoas possam assistir essa nossa apresentação de seus celulares, notebooks ou computadores no conforto de seus lares" Diz Hugo Pereira, Diretor Social da entidade.
A Apresentação será transmitida pelo canal da CUFA Araguari, no Youtube:  https://www.youtube.com/user/zuluafrikpoeira  e pela página da entidade no Facebook: https://www.facebook.com/cufabasearaguari  e acontece nesta sexta feira(19/06), ás 19:00h. Foram tomados todos os cuidados de combate ao COVID, após orientações do Comitê de Combate, com relação a limitada quantidade de pessoas no espaço da apresentação, o uso de material higienizante e de máscaras, quando não em cena.
"Esperamos fazer uma apresentação de qualidade, contando com o envolvimento de todo um corpo de voluntários que integram a CUFA em Araguari, assim como com os profissionais da Web TV que farão a transmissão e são tarimbados nesse tipo de serviço, alem da Luminares que está trabalhando a iluminação e do Arley Stúdios que vai prestar o serviço de sonorização e assim cremos poder atingir um numero muito maior de expectadores, do que seria se fosse presencial" finaliza o Diretor Administrativo da CUFA em Araguari, o Professor Marco Túlio Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário