sábado, 31 de outubro de 2009

MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL GAZETA DO TRIÂNGULO

Viradão Esportivo promove qualidade de vida e inclusão social
24-10-2009
por Fabryne Obalhe





Um dia voltado especificamente para a prática de esportes envolverá toda comunidade. Assim promete ser o Viradão Esportivo que será realizado pela Central Única das Favelas do Brasil – CUFA - no dia 7 de novembro em Araguari, das 11h às 13 horas, em toda extensão da avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo.

O projeto Viradão Esportivo tem abrangência nacional e visa incentivar as mais diversas práticas esportivas, integrando gêneros, religiões, raças e gerações, reafirmando o impacto social e a importância do exercício da cidadania.

O objetivo é fomentar o esporte para que o mesmo tenha visibilidade em todas as suas modalidades, principalmente os realizados pelas comunidades de baixa renda. Além de buscar a qualidade de vida através da prática esportiva tanto para os praticantes quanto para a população em geral, utilizar o esporte como ferramenta de inserção e integração social, despertar as pessoas para o lazer e para o esporte e ainda mobilizar o maior número possível de pessoas e manifestações durante o evento.


O Viradão Esportivo chegou a Araguari por meio da CUFA que em rede nacional propôs o evento e buscou os parceiros que são a rede Globo, o canal SporTV, Sesi, Unesco, Ministério do Esporte, Ministério da Justiça e Governo Federal. “Em Araguari nós preconizamos e vamos fazer o dia municipal de incentivo ao lazer. Receberemos aqui a participação de pessoas de Uberlândia, Uberaba, Frutal, Patos de Minas, Prata, Patrocínio e várias outras cidades da região”, disse Aguinaldo Daniel da Silva (foto), coordenador Geral da CUFA em Araguari.

O evento que é aberto ao público conta com o apoio também da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer que tem como secretário, Horácio de Morais Nascimento. Para ele a secretaria de Esportes começa a fazer uma evolução e tem assim a oportunidade e capacidade de mostrar e divulgar o nome de Araguari. “O cidadão araguarino e o empresário deve ser reeducado, e ter consciência de que é preciso investir em atletas e desportistas dessa terra”, afirmou.


Dentre a programação de atividades esportivas haverá competições de basquete de rua, skate, campeonato de embaixadinhas, treinos livres de jiu-jitsu, taekwondo e karate, encontro regional de capoeira, entre outras. Com relação às atividades voltadas para o lazer haverá espaço literário com acústico de violão e voz, espaço para pintura em tela, artesanato etc. A Secretaria de Saúde vai montar uma barraca para atendimento de aferição de pressão. “Nós teremos oficinas e todos podem participar gratuitamente. O pessoal pode chegar na hora e fazer sua inscrição”, disse Zulu.

O Viradão Esportivo que acontece pela primeira vez na cidade gera muita expectativa ao organizador e coordenador geral do evento, Aguinaldo Daniel da Silva, mais conhecido como Zulu (foto). “São muitos parceiros, envolvem muitas pessoas e o nosso compromisso é realmente fazer um evento brilhante. Existe até uma promessa da TV Integração, de divulgar e mostrar o evento em rede nacional caso consigamos mobilizar grande quantidade de pessoas. Para Araguari é muito gratificante. Assim, toda sociedade está convidada a se mobilizar em torno do objetivo de realizar o Viradão Esportivo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário