sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

27 de março - Dia do Graffit

No dia 27 de março de 2008 (próxima quinta-feira), artistas de diversas capitais brasileiras realizarão intervenções na ruas para comemorar o Dia Nacional do Graffiti. Trata-se de uma homenagem a Alex Vallauri, considerado precursor dessa linguagem no país. Em Salvador-BA, os(as) grafiteiros(as) se reunirão em frente ao muro principal da Universidade Estadual da Bahia (Avenida Silveira Martins, Cabula – em frente ao Shopping Master), a partir das 16 horas do dia 27 de março. O evento é aberto ao público e terá fotos das pinturas divulgadas no site www.plasticidadeurbana.multiply.com .


Alex Vallauri é uma grande referência da cultura do graffiti no Brasil, tanto para artistas que, como ele, já pintavam nas ruas nos anos 70 - a exemplo de Celso Gitahy, que fala da importância de Vallauri em seu livro O que é Graffiti -, quanto para os jovens grafiteiros de hoje.
Tornou-se conhecido por ter realizado, na cidade São Paulo, várias intervenções artísticas com a técnica do molde vasado (stencil), herdada do movimento Pop Art,

Com a morte de Vallauri em 26 de março de 1987, no dia seguinte seus amigos grafitaram o túnel da Avenida Paulista em sua memória. O fato repercutiu entre os artistas de outros estados e acabou por instituir o 27 de março como data oficial de homenagem ao Graffiti no Brasil. Após 21 anos de sua morte, na próxima quinta-feira, os amantes do graffiti deixarão suas marcas para perpetuar a arte urbana e relembrar a importante contribuição de Vallauri para a linguagem que ganhou o mundo.

Além da pintura coletiva em Salvador, eventos de destaque acontecem em Recife, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Os artistas plásticos e grafiteiros pretendem aproveitar a comemoração do 27 de março para fazer uma conexão entre as diversas regiões e fortalecer a prática do graffiti a nível nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário