terça-feira, 23 de março de 2010

Nota de Falecimento

“Realmente Sou! Dina Di...Visão de Rua...Sendo Uma Mulher Com F de Fato, Sempre Consciente Nos Meus Atos”



“Das cinzas da favela pro mundão ... Dina Di !!!”



Mais uma sobrevivente do gueto e da favela, que reelaborou a realidade vivida e transformou-a em canção, ecoando seu grito e mostrando pra que veio. Assim, é Dina Di, um emblema do rap nacional e referência ao universo feminino do movimento. A menina que desde cedo teve sua força de trabalho explorada em nome da pobreza e da fome, mas que encontrou na música, através do rap, a ferramenta de combate ao sistema do qual foi vitima com a força da palavra e sua garra de mulher.

Como líder do grupo feminino Visão de Rua, gravou cinco CD’s e alcançou a maior premiação do hip hop nacional com o Hutús de 2000 e 2001. Pois bem, essa mulher é sinônimo de superação para a quebra da hegemonia masculina na cena hip hop/ rap, abrindo caminho, firmando conceito e deixando seu legado.
Justamente no ano em que mulheres de todo mundo comemoram o centenário do dia internacional da mulher, o Brasil perde mais uma grande guerreira símbolo de resistência. A rapper se foi, mas será eterna na memória do rap nacional e o seu significado, enquanto mulher e expoente de luta está cravado na história de vida que ela mesma construiu.
Assim, a CUFA, a Frente Brasileira de Hip Hop e o Núcleo Maria Maria vêm homenagear o otimismo da guerreira que não se acomodou diante da exclusão social e da invisibilidade por ser mulher, pobre e oriunda da favela. Aos que pensam que a morte é um silêncio fica a rima.

“Mas eu sou filha do rei ... Da eternidade !!!”



Discografia:

Coletâneas
Made In Brazil - Vol. 2 - Visão de Rua - "Confidências de Uma presidiária" (single) - 1995
KL Jay na Batida Vol.2 - "Mente Engatilhada" (single) - 2000
Microfone Aberto - "Dormindo Com o Agressor" (single) - 2004
Mulheres Guerreiras - "Eles Falam de Paz" (single) - 2008

Álbuns
Visão de Rua - Periferia é o Alvo - 1996
Herança do Vício - 1998)
Ruas de Sangue - 2001
A Noiva do Tchok - 2003
O Poder nas Mãos - 2008

Vídeos:

Assista ao documentário "Aqui Fora", com a rapper Dina Di http://www.youtube.com/watch?v=N7VaytSEIPk

Videoclipe da música "Essa é a Lei" (Ndee Naldinho, Sistema Negro, Tribunal MCs e Dina Di) http://www.youtube.com/watch?v=YBvQBhLQ4Ms&feature=PlayList&p=FDB44DE6328CD833&playnext=1&playnext_from=PL&index=18

Videoclipe da música "Mente Engatilhada" http://www.youtube.com/watch?v=TaNgZ9mmRsM

Videoclipe de "Irmã de Cela" http://www.youtube.com/watch?v=VsAJ1_k0JbI

Nenhum comentário:

Postar um comentário