terça-feira, 15 de março de 2011

CUFA Araguari Realiza Intervenção Pelo Dia Internacional da Mulher

No último dia 05 de março, sábado, aconteceu na Comunidade Colônia do Encantado, a intervenção da CUFA Araguari pelo Dia Internacional da Mulher. A atividade, proposta pelo Núcleo Maria Maria, coordenado pela Michele Brasileiro, levou várias dezenas de mulheres a participar do evento que foi organizado da seguinte forma: uma semana antes, as "Marias" se deslocaram para o local escolhido e em conjunto com o público local, foi confeccionado máscaras de gesso, tendo como molde o rosto das moradoras, que após a confecção estas foram trocadas e cada uma das mulheres escolhidas tinham que pintar a máscara de acordo com o que viam a outra, o que rendeu boas risadas depois, pois as máscaras foram colocadas em exposição no dia da intervenção.
Além da exposição das máscaras confeccionadas, foram realizadas palestras e mesas redondas, simultaneamente trazendo á pauta, temas pertinentes ao cotidiano dos moradores do local, como: "Violência Doméstica", proferida pela Dra. Paula fernandes de Oliveira, Delegada da Mulher, da Criança e do Idoso; "Gravidez Precoce e DST/AIDS", pela Assistente Social Iara Borges, Secretária Municipal de Saúde; "Programa Minha Casa Minha Vida" proferida pela Secretária Municipal de Trabalho e Ação Social Virgínia Alcântara e em nome da comunidade, versejou sobre "Congado, Novos Rumos e Desafios" a representante da comunidade Zaíra Maria dos Santos.
A abertura constou de um texto declamado pela atriz e presidente da CUFA local, Maluh Pereira; de apresentação das representantes femininas da oficina de dança de rua, ministrada pela CUFA; de apresentação de capoeira das meninas do Núcleo Capocufa; e das mulheres percussivas do Congo 13 de Maio.
"Eventos como esses, com certeza confirmam a necessidade de realização e a alegria da comunidade em participar, considerando que são poucas as pessoas que se dispõe a vir aqui trazer algo construtivo para a Colônia do Encantado, que já existe a mais de trinta anos" diz Zaíra, moradora do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário