quinta-feira, 5 de maio de 2011

CUFA Executará Ações Pelo Dia Municipal de Luta Contra Discriminação Racial

A Convenção Internacional para a Eliminação de todas as Normas de Discriminação Racial da ONU, ratificada pelo Brasil, diz que:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e/ou exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública" Art. 1.
A Organização das Nações Unidas - ONU - instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de março de 1960, quando cerca de 20.000 negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. Isso aconteceu na cidade de Joanesburgo, na África do Sul. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão e o saldo da violência foram 69 mortos e 186 feridos.
O dia 21 de março marca ainda outras conquistas da população negra no mundo: a independência da Etiópia, em 1975, e da Namíbia, em 1990, ambos países africanos. Em Araguari/MG, por uma intervenção da CUFA local, existe uma lei  que estipula como Dia Municipal de Luta Contra Discriminação Racial o dia 13 de maio, a idéia segundo Zulu é: "desconstruir o mito de que após a Lei Áurea somos signatários de uma democracia racial brasileira, é pontuar que veladamente, a população negra no país ainda é vítima de um apharteid cotidiano, como se fosse portadora dos mesmos cartões de identificação, contra os quais lutaram nossos irmãos sul africanos, a diferença é que enquanto lá era escancarado e todos sabiam contra o qual se estava lutando, aqui, malevolamente ao contrário, no Brasil  a nossa sociedade faz questão de praticar escondido, até mesmo por conta da lei ordinária nº 7716/89, que pune expressamente o preconceito de raça e cor" .
Como parte do processo de reflexão pela data, a entidade realizará em parceria com a Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari e a Fundação Araguarina de Educação e Cultura, o tradicional Desfile Beleza Negra, que já está em sua 14ª edição; e a Procissão de São Benedito, com participação de todos os ternos de congados da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

O evento será dia 14 de maio e a semana que o antecede será marcada por palestras na rede escolar de ensino, visando a reflexão da comunidade escolar. O início da procissão, está previsto para ás 19:00 horas, com saida da porta da casa do General da Irmandade e seguindo a procissão até o espaço da Associação de Congados, na Rua Itumbiara, no Bairro Miranda. Já o Desfile Beleza Negra será após a procissão, a partir das 22:00 horas, no salão da sede da Associação dos Moradores do Bairro Paraiso e terá como atrações DJ Hugo MTX, Banda Sapo Bugre e os Kabar, MC Dim Macalne e MC Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário