quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CUFA Araguari, Total Service Logística e Hemocentro se Unem Para Campanha de Doação de Medula Óssea


A CUFA Araguari, a Empresa Total Service Logística Ltda e o Hemocentro/Uberlândia promoverão em parceria  no dia 06/09/2011(terça feira), das 08:00 as 12:00 h, a 1ª COLETA VOLUNTÁRIA DE SANGUE PARA AMOSTRA DE MEDULA ÓSSEA. A parceria dar-se-á da seguinte forma: a empresa Total Service Logística Ltda, numa visão de responsabilidade social, cederá o espaço físico, sensibilizará os funcionários e outras pessoas á doação e convidará gestores de outras empresas, para estarem presentes e se tornarem multiplicadores da idéia em suas empresas; a CUFA Araguari, fará várias apresentações artísticas, para criar um clima de descontração entre os doadores e o Hemocentro uma coleta de 10 ml de sangue, que irá para um cadastro nacional, onde serão cruzadas informações de possível compatibilidade. Para ser doador o pretendente tem que ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. A amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genéticas do possível doador. As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, quando alguém precisa de transplante, os técnicos do REDOME fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados e se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética, se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar. Durante a doação, o doador recebe anestesia geral, com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia, a quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.
Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação, os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.
O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.
Será servido no local, um delicioso café da manhã a todos os que se dispuserem a participar desse ato de amor ao próximo



Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa! Eu entendo bem, na pele, a importância de uma ação como essa! Parabéns novamente.

    ResponderExcluir