quinta-feira, 12 de abril de 2012

CUFA ARAGUARI PROMOVERÁ OFICINA DE FREE STEP NA CIDADE DE PATROCÍNIO

Alunos da oficina de free step da CUFA Araguari



A Cufa Araguari realizará em parceria com a Secretaria de Cultura, da Prefeitura Municipal de Patrocínio, neste sábado(14/04), a partir das 09:00h, na Escola Professor Olímpio dos Santos(Rua José Maria Alckimim, 398 - Centro) uma oficina gratuita de free step, a idéia é divulgar mais a modalidade na cidade. O Free Step (tranduzindo do inglês: “Passos Livres”) é uma dança que consiste em deslizar sobre o chão fazendo movimentos com as pernas e geralmente com as mãos sob as batidas da música eletrônica. A dança baseia-se em movimentos elaborados, e até inclusão de outros passos de danças dentro dele, como por exemplo, Melbourne Shuffle, Jumpstyle e C-Walk. A dança foi aderida por muitos jovens no Brasil inteiro. A oficina terá como pontos didáticos o seguinte:
  • BASE: A base é o principal movimento do Free Step. Nele cruza-se as pernas para frente, para trás ou para os lados. Normalmente quando utiliza a Base, o dancer tende a movimentar-se na direção para a qual é executada o passo. Com treino desenvolve-se a habilidade de fazer uma Base sem sair do lugar onde está. Com mais treino ainda consegue-se fazer uma Base em qualquer direção que se deseja, mas poucos conseguem esta façanha.
  • HAND MOVES: Os movimentos de mãos complementam os passos com as pernas, geralmente são inspirados no estilo Tecktonik. Utilizam-se estes movimentos especialmente nos estilos Joker e Dirty do Free Step (leia adiante).
  • KICKS: Os chutes são usados com muita frequência para incrementar a Base.
  • SPINS: Os spins (giros) também são muito usados e de diferentes formas, tendem a ter um efeito visual mais atraente mas requer mais experiência do dancer para utilizá-los.
  • COMBOS: Sequência de movimentos livres predefinidos, como hand moves, kicks, e spins, podendo até entrar passos de outras danças
 Em Araguari, a CUFA mantém em parceria com a FAEC, no espaço do Centro de Referência Negra, ás terças e quintas feiras, das 18:30 ás 20:00h e ás sextas feiras das 20:00 ás 22:00h, aulas gratuitas para quem se interessa pela modalidade.
"Pra nós é de grande valia esse incentivo das oficinas, porque nossa dança não tem muita aceitação, ainda é muito discriminada e quando o poder público se propõe a incentivar de alguma forma, nós vemos isso com muita satisfação", diz Kevin Obo, o popular Japinha, que é um dos coordenadores da oficina de free step, na CUFA Araguari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário