sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CUFA e Parceiros Lançam a Campanha Novembro Negro na Câmara Municipal

Uma extensa programação foi elaborada entre a CUFA Araguari, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, FAEC e Prefeitura Municipal de Araguari, a idéia da campanha "Novembro Negro"  é pautar, refletir e combater o preconceito racial existente na sociedade. A programação será lançada na sessão da Câmara Municipal de Araguari, do dia 03 de novembro, com uma fala do Presidente do COMPIR Marco Túlio Nascimento, prevista para as 10:00h com uma grande participação da comunidade negra presente no local e já no dia 04  acontecerão ações. Segue a programação:

- Dia 4(quarta feita) Dia da Favela. A palavra Favela foi usada pela primeira vez em nota oficial no dia 04 de novembro de 1897, para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Por isso esse dia foi escolhido pela CUFA, Central única das Favelas, que desde 2004 vem propondo a data no calendário oficial como forma de reconhecimento da importância das favelas para o Brasil. Minas Gerais foi o primeiro estado a decretar oficialmente o dia 04 de novembro como Dia Das Favelas através da lei 20808 de 26/07/2013. 
Participar da semana de Comemorações do Dia das Favelas significa valorizar e reconhecer as conquistas de gerações de famílias que hoje comemoram sua dignidade, sua cultura, sua alegria e seu protagonismo em superar as barreiras impostas pela história. Hoje, 11,7 milhões de brasileiros moram em favelas, representando um grande mercado consumidor com um nível de empreendedorismo acima da média mundial, onde as diferenças aprendem conviver com pouco espaço e o sonho de um futuro melhor inspira mais de 93% das pessoas. As comemorações referentes ao dia, é uma oportunidade para conhecer as pautas, os números, a cultura, a arte, as demandas e as aspirações dos moradores das favelas de Minas Gerais e do Brasil.
O evento vai acontecer simultaneamente no Brasil todo e em vários outros países, com ações da CUFA e de várias outras entidades parceiras, pautando o dia como reflexão para uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, cobrando do estado o aparelhamento público em saúde, educação juntamente com todos os setores com uma visão para o espaço das favelas. Em Araguari, a CUFA realiza, em parceria com a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Arley Stúdio, Luminares, Falcão MC, Família Humildade Prevalece e Voz da Favela; as comemorações dia 04 de novembro, a partir das 17:00h, na Casa da Cultura.
O evento vai acontecer simultaneamente no Brasil todo e em vários outros países, com ações da CUFA e de várias outras entidades parceiras, pautando o dia como reflexão para uma sociedade mais justa, com melhor distribuição de renda, cobrando do estado o aparelhamento público em saúde, educação juntamente com todos os setores com uma visão para o espaço das favelas. Em Araguari, a CUFA realiza, em parceria com a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Arley Stúdio, Luminares, Falcão MC, Família Humildade Prevalece e Voz da Favela; as comemorações dia 04 de novembro, a partir das 17:00h, na Casa da Cultura.



- Dia 09(segunda feira) I° Seminário Afro Consciência e Promoção da Igualdade Racial em Araguari/Reafirmando Direitos. O evento voltado para professores, pedagogos e profissionais da áres de educação, acontece a partir das 08:00 horas, na Capela da IMEPAC, com realização do COMPIR, em parceria com a CUFA, Prefeitura Municipal e o IMEPAC e será um grande seminário sobre afro educação nas escolas com as presenças ilustres da Secretária Estadual de Educação Professora Macaé Evaristo; do Presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade o advogado Hélio Santos; o Presidente do NEAB/IFTM Doutorando Dickson Duarte; a Promotora de Justiça responsável pelas denúncias de Racismo e Intolerância Religiosa do Ministério Público Dra. Nívia Mônica; do Deputado Estadual Professor Neivaldo; da Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional da SEDPAC Yone Gonzaga e da Professora e Pedagoga Rosa Margarida. Ainda durante a fala das autoridades, o Prefeito Raul Belém assinará o decreto de criação da SUPIR - Superintendência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, complementando o três pilares instituídos pelo governo federal para integrar o Plano Nacional que são um Conselho, que propõe; o fundo que financia e um órgão(superintendência) que executa o que  possibilita assim a Cidade de Araguari a integrar o citado plano, abrindo caminho para receber verbas carimbadas para execução de um programa específico para a área.  
 

- No dia 15 de novembro, a partir das 10:00 horas, acontece a reinauguração do Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves. Uma procissão com os ternos de congados, moçambiques e catupés da cidade sairá da porta do Palácio dos Ferroviários em direção ao espaço do Centro, onde acontecerá a cerimônia de reinauguração, capitaneada pela FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura; seguida  pela entrega do "Premio Destaque Negro", uma ação pontual da CUFA desde 1998, além de várias apresentações referentes á cultura negra e será servida uma lauta feijoada.

- De 16 a 22, Com realização da FAEC, produção da Caimã Produções e o apoio da CUFA, Arley Stúdio e Luminares; acontece “Camadas – III Mostra de Dança de Araguari & Comemoração do dia 20 de Novembro”. O evento cultural surge  na proposta de dar continuidade à celebração de um dos segmentos mais antigos da arte: a dança. a programação se junta e estende à data alusiva de comemoração do 20 de Novembro, “Dia da Consciência Negra”, dia(não só o único) de rememorar os importantes reis, rainhas africanos/as,  guerreiros/as afro-brasileiros como Zumbi dos Palmares e assim poder reafirmar as lutas/gostos/identidades afrodescendentes . Data marcada por uma  militância afim de diminuir o racismo e ressaltar necessidades de mais politicas públicas para Camadas, como qualquer matéria estendida sobre uma superfície, tem por nome um evento que além de misturar várias modalidades de dança, também mistura várias manifestações populares(como a Congada e a Capoeira). Camadas de pele, camadas sociais, de gostos, de movimentos, de terra, de atmosfera,que têm por finalidade realizar composições de várias imagens, de possibilitar o encontro e atravessar outras camadas de forma/pensamento já. O evento acontece de 16 à 22 de Novembro, oferecendo no começo da semana oficinas de várias modalidades na dança ( como: Axé, Body Ballet, Funk, Street Dance, Sapateado, Dança do Ventre, Jaz), em parceria com as escolas Arabesque, Studio A de Dança, Luz de Ísis e CUFA. Na quinta, 19/11 terá mini-curso de Dança “Afro-brasilidades” com bailarina e o percussionista educadores Lucimar Cerqueira e Nei Sacramento(Salvador/BA), o curso tem como público as pessoas que já têm contato com a dança. Ainda na quinta haverá cortejo com o terno de Congado Moçambique Branco, logo após "Magnólias" apresentação convidada(Terra Cotta/Uberlândia) para abertura oficial do evento, seguida da mesa de abertura “O corpo negro na sociedade do movimento”. Na sexta, 20/11 continua pela manhã o mini-curso de dança e a tarde haverá espetáculo de Teatro-Dança com Grupo Comboio(UDI/ARI) e no fim da tarde oficina de Capoeira Angola (Mestre Ivan- Santo Amaro/BA) seguida de roda de capoeira. No sábado acontece vivência com o Mestre do Terno de Congado "Moçambique Branco" ,à tarde, e a noite a III Mostra de Dança Local com apresentações das escolas da cidade e convidados/as da região e outros estados.




- Finalizando a programação do mês, dia 29, no Centro de Referencia Negra Rainha Benedita Gonçalves, a partir das 10:00 horas, acontece com realização da CUFA e FAEC,  congrassamento da comunidade haitiana e senegalesa da cidade, com músicas, danças e comidas típicas, além de palestras e work shops. O evento, assim como todos os outros serão abertos ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário