segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Posse do Novo Presidente Nacional da CUFA, Tem Presença do Secretário André Quintão Representando o Governador

Em cerimônia concorrida, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na qual o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, representou o governador Fernando Pimentel, tomou posse nesta segunda-feira o novo presidente nacional da Central Única das Favelas (Cufa), o mineiro Francislei Henrique.

Secretário André Quintão, Presidente da CUFA Brasil Francislei Hernrique e MV Bil, um dos fundadores da CUFA

Já nesta terça-feira (10), lembrou André Quintão, Francislei Henrique, que deixou a presidência estadual da Cufa para assumir a presidência nacional, se reúne com o Governo de Minas. A nova presidente da ONG em Minas Gerais é Marciele Delduque, que também assumiu na cerimônia de segunda-feira. O vice-presidente é Bruno Silva.
Além de centenas de jovens moradores das favelas de Belo Horizonte, a cerimônia reuniu autoridades como os secretários de Estado dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; da Cultura, Ângelo Oswaldo; o prefeito da capital em exercício, Délio Malheiros; a secretária de estado adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Rocha; a deputada federal Jô Moraes; o prefeito de Contagem, Carlim Moura; o presidente global da Cufa, Preto Zezé; MV Bill, um dos fundadores da Cufa; deputados estaduais, vereadores, entre outros.
Fundada em 1989, nas favelas do Rio de Janeiro, a Cufa atua em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal e já está presente em 17 países. No mês passado, Celso Athayde, um dos fundadores da ONG, afirmou, em Belo Horizonte, que a direção da Cufa está empenhada em fortalecê-la em Minas Gerais.
Um dos trabalhos nesse sentido é a parceria que vem sendo discutida com o Governo do Estado, de cujas atividades as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e de Governo (Segov) vão ficar incumbidas. Na posse do novo presidente, o secretário André Quintão afirmou que “essa convergência da presidência nacional da Cufa para o Estado é muito importante para Minas Gerais. Será melhor para essa nossa busca da construção de políticas públicas mais adequadas. Será melhor com a participação daqueles que querem uma sociedade melhor”.
“Quero ser uma ferramenta para que outros, assim como eu, nascido na favela, fiquem vivos e cheguem cada vez mais longe”, frisou Francislei Henrique, ao tomar posse. Morador do Alto Vera Cruz, na Região Leste de Belo Horizonte, ele lembrou que na segunda-feira começavam as comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário