sexta-feira, 13 de julho de 2018

CUFA, UFU e CONCATRIR Serão Parceiros na Realização do Congresso Nacional de Capoeira e Culturas Populares




Será realizado dias 02, 03, 04 e 05 de agosto dentro das comemorações do Dia da Capoeira, o Congresso Nacional de Capoeira e Culturas Populares, nas Cidades de Uberlândia e Araguari/MG. A realização acontece através de uma parceria entre o Conselho de Capoeira do Triângulo Mineiro - CONCATRIR, Central Única de Favelas - CUFA e  Núcleo de Estudos Afro Brasileiros - NEAB/UFU. A programação será composta de palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, concurso de desenho/gravuras de capoeira, concurso de ladainhas e corridos, rodas e a entrega das comendas: Grão Mestre Corisco(Uberlândia) e Mestre Moreno(Araguari).
Segue a programação:


Em Araguari a programação será estratégica. Será proferida a palestra: O Poder Negro Ocultado Pelo Racismo - Resistência e Africanidade no Brasil, pelo historiador e Presidente do COMPIR Marco Túlio Nascimento. Após será conferida através de uma parceria entre FAEC, COMPIR, Câmara Municipal e CUFA; a Comenda Mestre Moreno,  á capoeiristas, simpatizantes da nobre arte e autoridades, entre as autoridades estará presente para ser homenageado o Secretário Estadual de Esportes e Juventude Ricardo Sapi, que após mobilização da CUFAMG, o CONCATRIR e a Federação Mineira de Capoeira - FMC; está possibilitando o retorno da capoeira, como modalidade de competição nos Jogos do Interior de Minas - JIMIs.

Homenageados:

Ricardo Sapi - Secretário Estadual de Esportes de Minas Gerais
Paulo Eduardo Monteiro Vieira - Diretor de Jornalismo da TV Integração
Valéria Landa Alfaiate Carrijo - Diretora da Escola Estadual Madre Maria Blandina
Revalina Aparecida - Vice Presidente Nacional da CUFA
Professor Zorro - Coordenador da Ethuohe Capoeira
Atan Gonçalves - Presidente do CONCATRIR
Donizete Lemos - Presidente da Federação Mineira de Capoeira
Mestrando Cascavel - Vice Presidente do Grupo Capoeira Brasil
Mestrando Cobra - Vice Presidente do Grupo de Capoeira Nova Era
Mestrando Rocha - Coordenador do Grupo Capoeira Brasil em Tupaciguara
Mestre Calango - Diretor do CONCATRIR

As inscrições para participar do Congresso e  ter direito ao certificado de 30h/aulas, fornecido pela UFU, podem ser feitas pelo link a seguir:

Congresso Nacional de Capoeira e Cultura Popular 2018. Circuito Araguari Uberlândia-MG. ☑️CONCATRIR☑️Disponibiliza o Link para Inscrições Aberto para quem quiser se inscrever no Congresso Nacional de Capoeira. Obs.: Lembrando que Inscrições são Gratuitas.

https://goo.gl/forms/ebdiCJd7Jo0Q8L982
Gerenciar




Entre os convidados e palestrantes estarão:

Professor Marco Túlio Nascimento - Palestrante
Marco Túlio de Sousa Nascimento, é bacharel licenciado em história pela Universidade Federal de uberlândia - UFU, e Pós-Graduado em História e Cultura Afro Brasileira, Antropologia, Inspeção e Supervisão Escolar, pela Faculdade Futura de Ensino. Foi sargento do Exército Brasileiro, serviu no 2° Batalhão Ferroviário, onde exerceu as funções de Secretário Geral do Arquivo Central e Coordenador do Arquivo Histórico da unidade Militar. É professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, lecionando na Escola Estadual Madre Maria Blandina - Polivalente, onde também exerce a função de professor orientador do Núcleo de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro Brasileiros e da Diáspora - NUPEAAS(Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio). Atual Presidente do Conselho Municipal de Luta Contra a Discriminação Racial - COMPIR.



Mestre Cláudio

Mestre Cláudio é natural de Feira de Santana, cidade do interior da Bahia. Fundou a Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão na década de 1980, difundindo seus conhecimentos de Capoeira Angola e do Samba de Terreiro, tornando-se referência no Brasil e também percorrendo vários países do mundo espalhando a arte da capoeira. A escola Angoleiros do Sertão valoriza o resgate, a preservação e a divulgação dos elementos tradicionais que caracterizam a Capoeira Angola, pois são através destes elementos que ela agrupa seus praticantes num projeto de conscientização social, política, cultural e corporal. Assim, ao invés de enfatizar o enfrentamento físico-corporal explícito, esta preocupada em educar para a consciência de direitos e deveres que cada um de seus integrantes tem diante do mundo em que vive.





Mestra Nani de João Pequeno


Cristiane Santos Miranda mais conhecida na capoeiragem como Nani de João Pequeno convive no seio da capoeira Angola desde criança,
 e também pelo fato de ser neta do saudoso Mestre João Pequeno, pessoa que a ensinou capoeira angola e quem delegou a missão de continuar seus ensinamentos. Em 1996 decidiu iniciar sua vida nesta arte, desde então o seu mestre foi lhe ensinando a dar aula na academia CECA - Centro Esportivo de Capoeira Angola – Salvador/BA (Fazenda Coutos e no Forte do Santo Antonio), e a levava  em viagens, Projetos do grupo e em escolas. Em 2018 foi classificada a Mestra, pelos mestres Ciro e Roberval na presença de muitos outros da velha guarda. Com experiência em Confecção de berimbau (instrumento musical), Projetos sociais, recriação infantil, Ritmos e sons da capoeira angola (Musicalidade e samba de roda). Além da capoeira teve a oportunidade de concluir em 2013 o curso de Educação física na Faculdade Social da Bahia, ampliando assim o acervo de conhecimento da cultura popular com a educação, levando para dentro da escola e comunidades carentes, as experiências para crianças, jovens e adultos.

Fernanda Machado





Fernanda Lopes Machado é responsável pelo coletivo feminino Sambadeiras de Bimba - Filhas de Biloca. Fernanda é  Filha de Dona Biloca que é filha do Mestre Bimba, o responsável pela criação da capoeira regional no Brasil. Ela traz o samba de roda como uma maneira de empoderar e fortalecer a mulher em todos os aspectos e propagar a arte do samba do recôncavo baiano pelo mundo





Mestre Camisa
José Tadeu Carneiro Cardoso, conhecido como Mestre Camisa iniciou-se na Capoeira nos anos 60, com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em seguida mudou-se para Salvador, indo morar na Lapinha, onde continuou a praticar Capoeira nas rodas de rua, principalmente nas de Mestre Valdemar e Traíra, que eram realizadas na Rua Pero Vaz, posteriormente foi treinar na academia de Mestre Bimba onde se formou. Rodou todo o Brasil fazendo demonstrações de Capoeira na equipe de seu irmão, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a dar aulas em academias. No Rio de Janeiro, Camisa se dedicou a pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos inovadores de Mestre Bimba.
Passou a ensinar capoeira pelo grupo Senzala. Por volta de 1988 separou-se deste grupo e fundou a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá-Capoeira).
Viajou pra mais de 60 países divulgando a cultura brasileira e ensinando capoeira. Hoje, com os núcleos de capoeira já desenvolvidos, viaja o mundo ministrando palestras e cursos de capoeira nos 5 continentes.
Em 2011 recebeu o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Camisa, outorgado em 28 de maio de 2010 pelo Conselho Universitário da Universidade de Uberlândia. Indicado como personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro – brasileira e detém valioso conhecimento sobre capoeira, Patrimônio Imaterial Brasileiro e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior.
"Existem muitas coisas para serem discutidas e vários encaminhamentos de políticas públicas voltadas para a capoeira, que terão como ponto de convergência esse congresso. Está sendo realizado no interior de Minas gerais mas tem alcance de nível nacional o que coloca o cerrado mineiro como capital da capoeira nesses dias de realização do evento. Esperamos fazer o melhor possível para atender as demandas da capoeira, buscando articulações políticas para possibilitar os anseios da classe, em realidade" diz Atan Gonçalves(Sardinha), Presidente do Conselho de Capoeira do Triângulo Mineiro e Coordenador Geral do Congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário