quinta-feira, 28 de julho de 2022

Taça das Favelas: Dia de Peneira acontece em 8 cidades neste fim de semana

 

Jovens com idade entre 14 e 17 anos masculino e 14 anos acima feminino, podem se inscrever até sexta-feira(29/07)

Estádio Vasconcelos Montes, sede das finais regionais

A TAÇA DAS FAVELAS é uma competição que tem por finalidade promover a integração entre as equipes, as comunidades e os colaboradores, buscando a cultura de paz, valorização do indivíduo, a educação através da qualificação para o esporte, o espírito de equipe e a promoção de campanhas de saúde nas comunidades, tornando os jovens mais conscientes de seus papéis com sua realidade e entorno.

Depois de dois anos sem acontecer em razão da pandemia, a Taça das Favelas está de volta no Brasil e com uma grande novidade. Ao completar 10 anos de torneio, após uma emenda parlamentar do deputado Zé Vitor esta é a primeira vez que será realizada na região do Triângulo Mineiro pela Prefeitura de Araguari em parceria com a CUFA Araguari, num convênio firmado com a Secretaria Nacional do Futebol e Direitos do Torcedor, do Ministério da Cidadania. Nas edições anteriores, o torneio reunia somente equipes de São Paulo e Rio de Janeiro. Do Triângulo, participam este ano os seguintes municípios: Patos de Minas, Araguari, Araxá, Campina Verde, Iturama, Patrocínio, Monte Carmelo e Uberlândia. O lançamento aconteceu dia 27 de junho, no Palácio dos Ferroviários, em Araguari/MG, com a presença da imprensa, de autoridades e do Fundador da CUFA e idealizador da Taça das Favelas: Celso Athayde. Nesse próximo fim de semana (29/30 e 31 de julho), será realizada a etapa seletiva das comunidades de cada uma das cidades acima citadas.

 

Em Araguari, atletas de diferentes bairros se reunirão no CESAC 2, no Bairro São Sebastião,  para disputar a chamada ‘peneira’, quando os melhores jogadores deverão ser pincelados pelos organizadores do projeto. Após as peneiras, os técnicos comunitários terão uma semana para validar seus atletas reunindo a documentação obrigatória, que são:

- Cópia dos documentos pessoais

- Atestado de saúde

- Cópia do comprovante de endereço

- Comprovante de matrícula em escola pública de ensino regular

Após a montagem do time e validação dos atletas, os times se confrontam na fase municipal, até que cada uma das 08 cidade tenham  uma equipe  masculina e uma no feminina, para então disputarem a etapa regional agendada para acontecer no mês de setembro, no Estádio Vasconcelos Montes, em Araguari.

“Estamos com uma expectativa muito ampla de participação dos jovens triangulinos nas peneiras, todos empenhados na divulgação, considerando a grande chance de visibilidade que a competição em parceria com a TV Integração poderá possibilitar aos atletas, vislumbramos uma participação de em média 3 a 4 mil jovens” diz o Educador Físico Alexsandro Damas, Coordenador Técnico da competição.

 

 

INSCRIÇÕES

 

As inscrições são gratuitas e permanecem abertas até sexta feira, dia 29, podendo ser feitas com os líderes de cada um dos complexos em referência, ou online pelo site da Prefeitura de Araguari: www.araguari.mg.gov.br/taca-das-favelas-atletas . 

 


Um comentário: