A Central Única das Favelas, é uma entidade não Governamental que visa a integração social através da Cultura, do Esporte, da Educação e do Lazer, vem se destacando nos espaços como uma das maiores Redes de Diversidade Sócio Cultural, existente no País há 20 anos foi fundada por jovens das periferias do Rio de Janeiro tendo como um dos fundadores MV Bill.
domingo, 17 de novembro de 2024
CUFA ARAGUARI REALIZARÁ 2° FESTIVAL DE ARTES NEGRAS
A CUFA Araguari, está realizando uma série de eventos dentro da ação NOVEMBRO PRETO - ARAGUARI CONTRA O RACISMO, em que diversas atividades educativo-sócio-culturais estão sendo promovidas para refletir o Mês de Consci|ência Negra. As ações estão acontecendo em parceria com a Prefeitura Municipal de Araguari, através da Superintendência Municipal de Promoção de Igualdade Racial - SUPIR e Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC; Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial; Conselho dos Sacerdotes do Culto Afro de Araguari - COSCAAR; Associação Promocional de Congados Moçambiques e Catupés de Araguari; Paróquia do Rosário e TV Integração e o principal objetivo, é levantar a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção e identidade do município de Araguari com impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira e, também, para evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela, que representa 35% de população da cidade.
A Cufa Araguari aprovou no edital 06/2023, no Programa Muncipal de Incentivo a Cultura - PMIC, o Projeto Festival de Artes Negras. Em sua segunda edição,o projeto em sua concepção foi elaborado para executar 3 meses de oficinas de arte educação, nas seguintes áreas artísticas: percussão, danças urbanas, teatro, capoeira e rimas. As oficinas foram oferecidas gratuitamente no espaço CUFA(Centro de Referência Negra) e os monitores são pessoas oriundas da comunidade, egressos das próprias oficinas da instituição, como forma de geração de renda através do protagonismo juvenil. No próximo dia 23 de novembro(sábado), conforme flyer acima, será realizado pela CUFA Araguari, como encerramento do projeto, o 2° Festival de Artes Negras; na oportunidade, serão apresentados o resultado das oficinas e apresentações de convidados, como a CUFA de Araxá que fará uma exposição para comercialização de artesanato; a CUFA de Monte Carmelo contribuirá com MCs para a realização da Batalha de Rimas que premiará o primeiro lugar com R$500,00 e que abrirá as apresentações; e a CUFA de Tupaciguara irá brindar os expectadores com a a dança das iabás e o samba de caboclo. Na programação ainda consta além das apresentações do resultado das oficinas como a percussão e capoeira, apresentações de vários convidados como a multiartista Juliana Maltos, com a coreografia: "Qual é o Seu Nome" e ainda na modalidade de dança, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro apresentará o espetáculo "Eu sou só uma, mas não ando só". No teatro a pressão fica por conta do espetáculo " Quarto de Despejo" e ainda consta da programação um concurso de trancistas que dará premiação de R$500,00 e o desfile das coroinhas de congados. O encerramento fica por conta das apresentações do Grupo de Rap Humildade Prevalece e do Grupo de Samba Sampartido. A Apresentação do Festival será chancelada pelo Doutorando em História das Relações Étnico Raciais, Professor Mestre Marco Túlio Nascimento e da Pedagoga Marta Carneiro, ambos integrantes do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial - COMPIR e a direção artística é do Professor Doutor Dickson Du-arte, que entre outras articulações sociais, ja foi diretor das apresentações do Criança Esperança, da TV Globo.
"Estamos nos esforçando ao máximo para fazer o melhor espetáculo possível, na busca de melhorar cada vez mais nosso processo de produção artística" diz Maluh Pereira, Diretora Presidente da CUFA Araguari "Queremos agradecer a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura por manter o Programa Municipal de Incentivo a cultura - PMIC e pelo incentivo a cultura preta no município. Aproveito para convidar toda a comunidade para estar conosco, a entrada é gratuita e com certeza vai valer a pena sair de casa pra assitir", finaliza.
Segue a programação:
10:30 – Marcha Contra o Racismo e a Intolerância
14:00 – Batalha de Rimas
15:00 – Abertura Oficial
15:30 – Dança das Iabás e Samba de Caboclos
15:45 – Eu Sou Uma, Mas Não Ando Só(IFTM)
16:00 – Oficina de Danças urbanas CUFA
16:15 – Juliana Maltos
16:30 – Quarto de Despejo(oficina de Teatro CUFA)
16:45 – Sementear e Oficina de capoeira da CUFA
17:30 – Oficina de Percussão
17:45 – Desfile das Coroinhas de Congados
18:00 – Concurso de Trancistas
19:00 – Apresentação da Oficina de Rimas
19:15 – Final da Batalha de Rimas
19:30 – Humildade Prevalece
19:45 – Sampartido
Assinar:
Postagens (Atom)