domingo, 23 de agosto de 2009

Libbra Nacional

Etapa brasileira do maior campeonato de Basquete de Rua do Brasil começa no dia 29 de agosto

Por Fernanda Quevedo

A Liibra já começou. Por todo o país foram realizadas etapas estaduais e municipais, com o objetivo de classificar os melhores do basquete de rua para a etapa nacional que acontecerá no Centro Esportivo e Cultural CUFA, debaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, Rio de Janeiro, a partir do dia 29 de agosto. Mais de cem times já disputaram etapas do campeonato, que em 2009 se tornou internacional, devido ao crescimento avassalador do esporte que mistura arte e cidadania.


Agregar esporte, cidadania e diversão em apenas um evento não é uma tarefa fácil. Por isso as disputas estaduais começaram no dia 04 de abril, em Brasília, e de lá para cá quase 80% dos estados brasileiros já promoveram a Liibra. Até o dia 29 de agosto, quando começam as eliminatórias nacionais, os melhores de cada estado brasileiro já serão apreciados por todo o mundo. As disputam seguem até o dia 03 de outubro, quando o melhor time de basquete de rua do Brasil será revelado.


No exterior, as disputas também já estão acontecendo. Áustria e Paraguai já realizaram suas etapas, e outros países como Estados Unidos, Chile, Bolívia, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, e Portugal também farão seus campeonatos a fim de classificar times para a etapa Mundial da Liibra, ainda sem data para acontecer.



Arte e Cidadania


É comum, em todas as etapas da Liibra, a união de vários segmentos culturais, (além do esporte é claro) em um só local. Nesse ano, em vários estados e municípios onde a Liga foi realizada, aconteceram também as etapas do Bradan (Brasil Break Dance) e RPB (Rap Popular Brasileiro). Além disso, são indispensáveis a participação de grafiteiros, Dj’s, Mc’s, skatistas, músicos, trançadeiras, breakrs e como não poderia deixar de ser, as Liibretes, as torcedoras da Liibra.


Bastidores


Tudo tem sido detalhadamente pensado e organizado para a que a Liibra 2009 seja a melhor de todos os tempos. São dezenas de basqueteiros, árbitros e profissionais ligados ao esporte fazendo suas malas e treinando para irem ao Rio de Janeiro. Além disso, centenas de profissionais como produtores culturais, jornalistas, técnicos de som, hoteleiros, costureiras (que fazem os uniformes) e de vários outros segmentos trabalhando para que tudo seja realizado da forma mais profissional possível.



Um Pouco da História


Tudo começou em 2001, quando no Festival Hutúz, o maior de hip hop da América Latina, vários jovens, em um certo tom de protesto, fizeram de uma lata de lixo, uma cesta e começaram ali mesmo uma partida de basquete de rua. Começava ali as primeiras partidas do esporte arte da história. Em 2002, Nega Gizza, cantora e atual presidente da Liibra, resolveu incorporar a “brincadeira” ao evento, criando assim o 1º Campeonato de Basquete de Rua do Mundo, evento este que não parou mais de crescer.


De lá para cá, escolinhas e clinicas do esporte foram criadas por todo o país. Em 2004, o basquete de rua passou a integrar o calendário dos jogos Pan Americanos, que foi realizado no Brasil em 2007. As etapas estaduais tinham o nome de SEBAR - Seletiva Estadual de Basquete de Rua - e a liga ainda era apenas brasileira. Com o advento do esporte a Cufa criou a Liga Internacional de Basquete de Rua que passou a abrigar times de vários países.


Cada vez mais os times se tornam profissionais. Hoje também já existe um curso especifico para a arbitragem em basquete de rua. Só uma prova de que o Basquete de Rua do Brasil, é o esporte que cresce cada vez mais, fazendo com que os campeonatos sejam, por sua vez os mais preparados possíveis, a fim de atender toda essa demanda.


Vida longa ao Basquete de Rua do Brasil!!




Atenciosamente,

PRETO-C
COORDENADOR DE ESPORTES / CUFA-MG

pretocufabh@ yahoo.com. br
www.cufabh.org
www.cufabh.org/ liibramg
Tel:(31)9323- 2967

Nenhum comentário:

Postar um comentário