segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rio terá Copa e Olimpíada da Favela em 160 comunidades em 2012

Campeonato de futebol será realizado nos meses de janeiro e fevereiro.
Organização dos dois eventos é da Central Única das Favelas (Cufa).

Do G1 RJ
Vinte e quatro mil jovens de 160 comunidades do estado do Rio participarão da Copa da Favela, que será realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2012. No mesmo ano, em junho, haverá a Olimpíada da Favela. A organização dos dois eventos é da Central Única das Favelas (Cufa).
A Copafa, como é chamada a Copa das Favelas, terá a participação de adolescente entre 15 e 17 anos. Segundo a Cufa, o objetivo é promover a integração das comunidades através do esporte e ainda descobrir talentos do futebol. A Cufa defende ainda a importância do envolvimento da sociedade no evento, já que o Rio sediará a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. A ideia é também aumentar a auto-estima da população que vive nas favelas.
 
Seleção de atletas em setembro
As inscrições para a Copafa terá início no dia 1º de agosto e serão feitas através de uma ficha de cadastro virtual no site do evento. A Cufa explicou que os atletas passarão por uma “peneira”, em setembro, que será realizada em dois finais de semana, em todas as comunidades inscritas. Os jovens desfilarão seus talentos para serem avaliados pela comissão técnica.
No mesmo mês, os organizadores divulgarão as comunidades participantes. Todas deverão se inscrever no site através das associações de moradores. A festa de lançamento do projeto será no dia 4 de novembro, quando se comemora o Dia da Favela.
As inscrições para a Olimpíada das Favelas também poderão ser feitas através do site oficial.
Para a Cufa, este será um incentivo ao fortalecimento da cidadania e à promoção do bem-estar nas comunidades carentes.
 
 
 

2 comentários: