sábado, 10 de setembro de 2011

Bradan - Etapa Minas Gerais


O BRADAN - Brasil Breaking Dance - é um campeonato nacional de dança de rua, que nasceu em 2009, através de uma iniciativa da CUFA (Central Única das Favelas). A dança de rua é importante pela manifestação cultural e social. Jovens de todo o Brasil podem exercitar tanto o corpo quanto a mente, o que promove e fortalece a saúde física e espiritual.



O Break é um estilo de dança característica das periferias e faz parte do movimento Hip Hop, através da dança, esses jovens se tornam ativos na comunidade onde vivem, além de se manterem integrados com jovens de outras cidades e estados, enriquecendo seu conhecimento cultural.

O objetivo do BRADAN é dar a esses dançarinos a visibilidade que a arte merece. A primeira fase do campeonato acontece em diversos estados do país que classificam uma dupla para a grande final nacional.

Até ser eleita a melhor dupla, o público assiste a um grande espetáculo de dança com influências da cultura popular de cada estado, criando assim um panorama nunca visto na dança de rua brasileira.

O BRADAN é um campeonato democrático que torna vitoriosos todos os participantes do projeto, por reforçar a importância da arte, cultura e atividade física na vida das pessoas.

    Em 2010, a etapa estadual em Minas Gerais, foi realizada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O evento, que conta com parceria da TV Integração(afiliada TV Globo), teve um público estimado em 7.500 pessoas, além dos dançarinos que saíram de todos os rincões do estado para participar deste que é o maior evento do gênero no estado. Em 2011, espera-se superar os números do ano passado, considerando que teremos eliminatórias de bboys e de free stepers, onde classificarão 3 duplas de cada modalidade para a final nacional em outubro.
  
     O evento que tem o patrocínio do PMIC - Programa Municipal de Incentivo á Cultura, da Fundação Araguarina de Educação e Cultura; com parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e ação Social, PMMG, TV Integração, Loja Outro Mundo e Rádio Regional FM; acontece neste domingo(18/09), em Araguari/MG, no Palácio dos Ferroviários, a partir das 14:00 horas e espera-se uma grande participação na disputa por vagas na etapa nacional, que acontece em outubro. Os jurados virão de várias partes do país, como os bboys Whithe e o Fama, que virão do Rio de Janeiro http://www.youtube.com/watch?v=uHvVqf6iWg4  e o free steper Will Tex que virá da capital de São Paulo pra julgar a modalidade.
    "É de grande importância esse evento em nossa cidade, primeiro porque ela passa a figurar entre as grandes, em importância para essa modalidade de dança e depois vai oportunizar aos dançarinos da cidade a participação, tendo em vista que se fosse em outra cidade mais distante, creio que muitos não teriam possibilidade de disputar, devido a falta de recursos" diz Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari.

Um comentário: