segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Projeto CUFA nas Escolas, é Iniciado na Escola Polivalente

O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino, etc. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquele relacionada a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios, etc. Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.
Após o manifesto interesse da Escola Estadual Madre Maria Blandina(Polivalente) em mesclar o ensino regular com educação informal através da arte, coordenadores da CUFA Araguari e direção/coordenação pedagógica da escola estiveram em vários momentos reunidos, visando a implantação das oficinas culturais disponibilizadas pela CUFA Araguari, no periodo compreendido entre 11:30 e 12:20 horas, intitulado sexto horário, onde há uma concordância de alunos, professores e direção da escola, que não está tendo rendimento satisfatório e a idéia central do projeto e uma vez por semana, os alunos do 1º ano do ensino médio poderem participar de uma oficina cultural que será ministrada na escola nesse horário.
Reunião com os pais para explanação do projeto
Cada aluno poderá escolher até duas, das seguintes oficinas: capoeira(segunda feira), bboy(terça feira), axé/funk(quarta feira), free step(quinta feira) e teatro(sexta feira); sem prejuizo da educação regular, considerando que o aluno que se ausentar, tem a responsabilidade de repor/estudar a matéria oferecida em sala de aula.
"Creio que temos muito para aprender com esse projeto, que será um meio e nunca um fim, para despertar o interesse dos alunos para a escola regular fazendo algo que toca a alma, que é a arte", diz a Diretora da escola, Valéria Landa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário