quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

CUFA festeja 17 anos e inaugura Espaço Cultural em Madureira

Em janeiro de 2015, a Central Única das Favelas (CUFA), completará 17 anos de atuação. A data será celebrada com um novo marco: a inauguração do Espaço Cultural Marina Soares Athayde, localizado sob o Viaduto Negrão de Lima, em Madureira, Zona Norte do Rio. O nome foi sugerido pelos funcionários da CUFA e é uma homenagem a mãe do fundador da instituição, Celso Athayde, que, durante quatro anos, abrigou-se no local junto dos dois filhos, Celso e Paulo César Athayde (in memoriam). A cerimônia, marcada para o dia 29, às 10h, contará com a presença dos parceiros que colaboraram para a construção física do projeto e dos que irão colaborar para a manutenção das atividades no viaduto, além de todos com os quais a CUFA contou desde sua criação. 

Ao longo desses 17 anos, a CUFA notabilizou-se pelo combate à segregação social e étnica, destacando-se por ações empreendedora voltadas para moradores das favelas brasileiras. Tamanha dedicação transformou a CUFA em uma referência, com sedes em países como Brasil, Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos e Inglaterra. No entanto, as raízes jamais foram esquecidas pela organização.

"A minha sede de transformação nasceu no viaduto, na rua. Por mais longe que a CUFA vá, nosso ponto de partida para todos os avanços sempre será o Viaduto de Madureira, nossa matriz, nossa raiz  onde está nosso coração. Portanto, não poderia estar mais feliz do que estou, e sei que minha mãe e meu irmão também devem estar orgulhosos. Esse momento é um marco para a CUFA, é ver nossa batalha diária sendo materializada nesse lugar que sempre foi símbolo de sujeira e depressão, e agora passa a ser sinônimo de arte e transformação", afirma Athayde. 

A nova sede possui uma área total de 2.748,95m², e conta com uma estrutura moderna: quadra poliesportiva, espaço para shows musicais, salas de aulas, refeitório e um setor administrativo que abrigará mais de 80 funcionários. No local continuarão a ser desenvolvidas as oficinas de basquete, dança, grafite e teatro, aulas de inglês, dança afro, curso de modelo de passarela e diversas outras atividades culturais e esportivas. O projeto foi desenvolvido pela empresa Painel Arquitetos Associados, de Belo Horizonte, e executado pela arquiteta Vânia Mendonça Gomes, grandes parceiros da instituição. No mesmo dia, também, será lançada a nova logo da CUFA, desenvolvida pela Propeg, agência do grupo PPG. 

Para inaugurar o  Espaço Cultural Marina Soares Athayde e o seu 17o aniversário em grande estilo, a CUFA preparou uma programação especial. Confira:

29/01 - Quinta-feira, 10:00h  - Inauguração do Espaço Cultural Marina Soares Athayde, com apresentações culturais e inscrições para mais de 30 oficinas , grátis ;

30/01 - Sexta-feira, 20:00h - Hutúz Rap Festival : com show de Ed Rock, do Racionais MCs;

31/01 - Sábado  -  12* Encontro nacional da Cufa Brasil - Inaugurando centro de convenções da instituição.


01/02 - Domingo, 18:00h - Soul+Samba mais convidado especial, encerrando as festividades.

Edi Rock, faz show no dia 30, no Espaço CUFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário