quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Coordenador Geral da CUFA de Araguari Representará a Cidade na ONU/EUA



O garoto pobre, nascido e criado no Bairro Goiás, numa casa sem água, sem luz, sem esgoto, nono filho de uma família de 13 irmãos, oriundo de escola pública, capoeirista por opção, capitão moçambiqueiro por tradição familiar e Coordenador Geral da CUFA na Cidade, vai representar Araguari, Minas Gerais e o Brasil sapateando gungas na ONU, possivelmente diante de Ban Ki-Moon, o Secretário Geral da Organização Internacional. Será o grand finale  de uma semana de eventos de 13 a 18 de setembro em Nova York para marcar a primeira sede internacional de um dos mais bem sucedidos empreendimentos sociais, cujas raízes estão fincadas embaixo do Viaduto de Madureira, exatamente onde morou como menino de rua, Celso Athayde, o criador e cérebro político da CUFA. Esse novo passo visa ampliar a rede de parceiros e o intercâmbio de tecnologia social da entidade. Com o título "Espalhando a cultura e a arte da favela pelo mundo", o intuito do evento é promover intervenções que fazem parte do DNA da instituição como:  Festival de cinema, mostra de grafite,  encontros de jovens ,  seminário  sobre religiões de matriz africana, festival de música, rodas de capoeira, passinho carioca,  entre outras ações.


Zulu, no Encontro de Congados de Catalão


Zulu, como é conhecido, ministrará uma oficina de confecção e toques de berimbau no Central Park e uma apresentação de dança da gunga na abertura da cerimônia de adesão da CUFA ao Conselho Consultivo da ECOSOC - órgão da ONU sobre questões econômicas e sociais, a ação credencia a entidade a dar palpites nos debates do mundo sobre afrodescendência, habitação e juventude. Os números são grandes, a CUFA mobiliza 300 mil brasileiros por ano em competições esportivas, festivais, oficinas de arte, cursos de grafite, dança, audiovisual, inclusão digital, hip hop, programas de rádio e televisão, fórum de discussão. Do Rio expandiu-se para todos os estados brasileiros e está em mais 17 países, da Argentina ao Haití, dos EUA á  Alemanha e Reino Unido, tendo como parceiras grandes empresas e instituições.
Em Araguari, a CUFA mantém um ciclo de oficinas gratuitas de danças, capoeira e teatro oferecidas á comunidade, no Centro de Referência Negra, através de parceria firmada com a FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura e através de convênio com a Prefeitura Municipal realiza o Projeto Ruas Cultura e Movimento, que leva entretenimento e lazer ás periferias da cidade com música, teatro, dança, parque infantil e serviços.
Favela não viaja, não tem passaporte nem visto e, para conseguir, teve de negociar com a Casa Branca, levar todo mundo junto ao Consulado”, diverte-se Celso Athayde e continua: "Como mudar? Uma das ideias é fazer intercâmbio entre os jovens das periferias do mundo e, quem sabe, eles acham soluções novas. Levar o negro pobre do Harlem para o Alemão, mandar o brasileiro do Morro do Sapo para a Favela da Bicha, na Argentina. No fim, criam um relatório, um documentário, apresentam soluções para o que viram, como fazem as universidades e os “bacanas”
A viagem do Mestre Zulu será patrocinada pelo Edital Circula Minas, da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, que busca o aprimoramento da produção cultural do Estado através do intercâmbio,  destinado a artistas, estudiosos da cultura, técnicos, agentes culturais, mestres e mestras dos saberes e fazeres populares, domiciliados neste, para participarem de atividades prioritariamente culturais, promovidas por instituições brasileiras ou estrangeiras de reconhecido mérito.
"Tenho comigo que essa viagem é muito mais do que uma participação num evento internacional. Com certeza vai acrescentar muito mais ao meu currículo, fora que serei o primeiro araguarino a fazer uma apresentação na ONU, para o Secretário Geral rsrsrs; aproveito pra agradecer a Deus e á CUFA, por me proporcionarem essa oportunidade maravilhosa, além da Secretaria Estadual de Cultura, que está patrocinando esse sonho, de ir pro exterior, fazer o que gosto" acrescenta Mestre Zulu.


http://globotv.globo.com/tv-integracao-triangulo-mineiro/mgtv-1-tv-integracao/v/coordenador-da-cufa-de-araguari-fara-apresentacao-no-exterior/4449395/


Nenhum comentário:

Postar um comentário