sexta-feira, 7 de outubro de 2022

NESTE PROXIMO FINAL DE SEMANA ACONTECE A TRADICIONAL FESTA DE CONGADOS DE ARAGUARI

 O Destaque da Festa de Congados Desse Ano é a Coroação da Rainha de Santa Efigênia e a Consagração de Novo General da Irmandade 


Nesse próximo fim de semana,  as cidades de: Araguari, Uberlândia, Uberaba aqui na região do Triângulo Mineiro e ainda a vizinha cidade Catalão/GO; realizarão as suas tradicionais festas de Congados. 

Em Araguari, nossa cidade, a festa tem seu ponto alto nas apresentaçãoes e missas realizadas na Igreja do Rosário e é coordenada pela Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari em parceria com a Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC e a Paróquia do Rosário. A associação é composta de 15 ternos de congados, todos com personalidade jurídica própria, sendo 4 ternos de moçambiques, 1 terno de marinheiro, 1 terno de catupé e 9 ternos de congos. Até ano passado,  a casa real se constituia da seguinte forma: 1 guarda coroa como administrador, 1 casal de reis representava nossa Senhora do rosário, e mais 1 casal de reis representava São Benedito e um General fazia a interlocução entre a Casa Real e os ternos.

A festa que na verdade já se iniciou ás 05:00h da manhã do dia 30 de setembro, em alvorada festiva com a apresentação dos ternos de congados na igreja do Rosário. Durante a semana acontecem as novenas e quermesses, além da visista dos ternos. No sábado(08/10), as 16:00h os ternos se encontram na busca do mastro dos santos, na casa das bandeireiras sito á Rua Tapajós, 50 - Paraíso e seguem em procissão em direção á igreja, onde após a missa, acontecem o levantamento do mastro, a queima da fogueira e a apresentação do ternos. No domingo(09/10) os ternos seguem a tradição de buscar o reinado em suas residências e as 09:00 horas se encontrarão na porta da casa do Rei de Nossa Senhora Ítalo Caetano, sito á Rua Itumbiara, 121 - Miranda, após reunir o reinado, os Padres celebrantes juntamente com coroinhas e os convidados representantes do poder público o cortejo seguirá em direção á igreja. O Moçambique Branco canta a abertura das portas da igreja, o Padre Rui Vieira, pároco da igreja á abre e após  a entrada do cortejo, todos os ternos passam diante do altar em saudação aos santos padroeiros e o reinado. 

Esse ano está prevista a coroação de uma nova rainha perpétua, que representará Santa Efigênia e a consagração de um novo General, considerando que o anterior renunciou ao cargo. Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari e que também é guarda coroa da irmandade dos congados á 28 anos, explica como se deu o processo que será culminante com a cerimônia:  "Numa das reuniões do conselho deliberativo, composto pelos capitães responsáveis por cada terno, a Capitã Lucélia do Congo Nossa Senhora da Guia(composto somente por mulheres) questionou o porque de haver Coroa para Nossa Senhora do Rosário, Coroa para São Benedito e não haver Coroa para Santa Efigênia e desde então, várias outras capitãs de outros ternos começaram a questionar também, como a Capitã Onésia, do Congo Verde( terno mais antigo - 1926), a Viviane, primeira capitã do terno Marinheiro de São Benedito; e como guardião das tradições, fui atrás para saber se o pleito poderia ser atendido, após uma consulta aos mais velhos, vi que o pedido era pertinente e natural e providenciei os trâmites".


Maria Eva - Futura Rainha da Coroa de Santa Efigênia

Maria Eva Correia, é natural de São Saulo/SP, mas criada em Araguari desde a mais tenra idade quando a mãe a deixou sobe os cuidados do antigo internato Maria Carlota e ela foi adotada pela tia, Dona Aparecida que cuidava da Igreja do Rosário, quando iniciou sua vida na tradição do congado. Desde sempre sua vida no congado foi no Congo de Ouro e em março de 1995, após um namoro, tornou-se companheira do fundador do terno, o saudoso Capitão Édsom "Batata" e permaneceram juntos por 8 anos, separando maritalmente em 2003, mas se tornaram companheiros de vida até seu desencarno, ano passado. Ainda hoje Maria Eva permanece no terno Congo de Ouro, agora sobre a responsabilidade dos netos do fundador, os Capitães Rodrigo e Leandro.

Emerson - Novo General da Irmandade


Emerson Alves Pereira, é filho de Walterson e Sônia Maria Pereira. Tem ascendência Real, considerando ser bisneto da saudosa Rainha da Coroa de Nossa Senhora Dona Rita e sobrinho-neto da Rainha da Coroa de São Benedito Dona Antônia. Iniciou sua vida de congadeiro no Congo de Ouro e em 1996 optou por dar continuidade no Moçambique Branco onde permanece até hoje.

"Esperamos fazer uma grandiosa festa em louvor aos nossos santos padroeiros São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, agradeço a diretoria da associação e a FAEC, pela grande estrutura que foi montada, da pra ver que estão se apropriando positivamente da nossa festa e esperamos colaborar para que ela cresca cada vez mais" finaliza o Capitão-Mor João Batista, Presidente do Conselho Deliberativo de Capitães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário