quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PARCERIA CUFA ARAGUARI E CASA DA CULTURA





Aconteceu nesta terça-feira(01/09), no hall do Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, a celebração de parceria entre a CUFA Araguari e a Casa da Cultura, para realização do “Projeto Ruas de Lazer”. A parceria prevê a colaboração mútua. Enquanto a CUFA Araguari, fornecerá os recursos humanos, a Casa da Cultura, dentro das normas de economicidade adotadas pela Prefeitura, entrará com a estrutura e apoio logístico. A reunião serviu ainda de planejamento para a próxima edição do Projeto, que acontecerá dia 06/09(domingo), no Bairro São Sebastião, na Rua das Palmeiras, entre a Rua dos Buritis e a Rua das Madeiras, das 14:00 ás 18:00 horas. Estiveram presentes a representante da Associação Comunitária dos Moradores do Bairro São Sebastião, o Comandante do 4º Pelotão de Polícia, os integrantes da CUFA Araguari, o Diretor da Casa da Cultura e o Presidente da FAEC.

A CUFA – Central Única das Favelas, foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – principalmente negros – que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. É uma organização reconhecida nacionalmente pelas esferas políticas, sociais, esportivas e culturais.

A organização tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores, este que já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento Hip Hop. Em 2004, a UNESCO o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do Rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Nega Gizza é também diretora do HUTÚZ, o maior festival de Rap da América Latina, que é produzido pela CUFA.

O Hip Hop é a principal forma de expressão da CUFA e serve como ferramenta de integração e inclusão social. Por ser um movimento que, há 20 anos, sobrevive se delineando nos guetos brasileiros, mesmo sem o apoio da mídia, cresce e se fortalece a cada dia, arrebatando admiradores de todas as camadas sócio-econômicas e deixando para trás o rótulo de “cultura do excluído”. Ao longo de sua existência, o Hip Hop vem criando um movimento forte, atraente, com grande potencial, e segue abrindo portas para novos nichos comerciais ainda não explorados.

Através de uma linguagem própria, a CUFA pretende ampliar suas formas e possibilidades de expressão e alcance. Assim, vai difundindo a conscientização das camadas desprivilegiadas da população com oficinas de capacitação profissional, entre outras atividades, que elevam a auto-estima da periferia quando levam conhecimento a ela, oferecendo-lhe novas perspectivas.

Agindo como um pólo de produção cultural desde 1999, por meio de parcerias, apoios e patrocínios, a CUFA forma e informa os cidadãos do Rio de Janeiro e dos outros 25 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. Dentre as atividades desenvolvidas pela CUFA, há cursos e oficinas de DJ; Break, Graffiti, Escolinha de Basquete de Rua, Skate, Informática, Gastronomia, Audiovisual e muitas outras. São diversas ações promovidas nos campos da educação, esporte, cultura e cidadania, com mão-de-obra própria.

Em nossa cidade, a CUFA tem o Mestre Zulu como coordenador geral e é composta de quatro coordenações: a de dança de rua, a de rap, a de basquete de rua e uma de relações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário