quinta-feira, 13 de maio de 2010

3ª Conferência do Esporte Mineiro


O Coordenador Geral da CUFA Araguari, com o Secretário Estadual de esportes e da Juventude

Os Delegados de Araguari na Conferência do Esporte Mineiro: Zulu, Zorro e Pernalonga, todos CUFA.

Realizou-se de 05 a 07 de maio no Minascentro, em Belo Horizonte, à 3ª Conferência do Esporte Mineiro (CEM) através da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude. O evento se deu com a presença da CUFA-MG, representada por Belo Horizonte, Araguari e Uberlândia, as quais contribuíram em muito para o evento e também nas discussões em plenária e nos grupos. Para muitos que não compreenderam e entenderam a importância da 3ª Conferência esta assim como as anteriores, definirá as ações para a construção de uma política esportiva integrada, representando as necessidades dos setores envolvidos na promoção do esporte no Estado. Objetivo da Conferência tem prima por consolidar um espaço de diálogo entre o Estado e a sociedade, onde muitos gestores públicos parecem não entender, pois a mobilização entre os agentes públicos do Estado e municípios proporcionam um aperfeiçoamento da estruturação institucional e política de esporte e lazer, buscando promover uma ampla mobilização, articulação e participação popular em torno da análise do atual Sistema Nacional de Esporte e estabelecer os territórios esportivos.


Foram abordas questões sobre a verificação da efetividade esportiva provocada pela realização das Conferências de Esportes anteriores, o estabelecimento de subsídios para a revisão do Plano Estadual de Esportes, a utilização dos resultados das conferências como ferramentas promotoras de desenvolvimento esportivo e o fortalecimento das políticas municipais, estaduais e nacional do esporte.

As discussões da 3ª Conferência foram realizadas por delegados eleitos nas etapas municipais e regionais, que ocorreram até o dia 10 de abril de 2010, e por pessoas interessadas devidamente cadastradas como observadores, onde as conclusões e deliberações da conferência se constituirão em subsídios de orientação do governo estadual e do federal para a formatação do Plano Mineiro e Nacional do Esporte, que orientará o esporte no Estado nos próximos 10 anos o qual para alguns municípios de Minas não tem importância na elaboração de um plano de metas como este.

A solenidade de abertura da 3ª Conferência Mineira do Esporte CONTOU AINDA com a participação do ministro interino do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza, do secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues, o adjunto Rogério Romero e os deputados estaduais Doutor Viana, João Leite, Carlin Moura e Gláucia Brandão no decorrer da mesma forma realizadas palestras com renomadas personalidades como a ex- atleta do vôlei Ana Mozer,

A 3ª Conferência se orientou pelos 10 eixos temáticos pré estabelecidos divididos em :

1. Sistema Nacional de Esporte e Lazer – ações que articulam os vários atores sociais e esportivos (instituições e pessoas) de acordo com suas funções sociais para a conquista de objetivos comuns vinculados ao desenvolvimento do esporte e lazer.
2. Formação e valorização profissional – ações que promovem o desenvolvimento do esporte por meio da qualificação dos atores que atuam diretamente na gestão e operação de ações ligadas à prática de atividades físicas e esportivas.
3. Esporte, Lazer e Educação – ações que englobem as atividades físicas e esportivas vinculadas ao desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer.
4. Esporte, saúde e qualidade de vida – ações que fortaleçam a cultura da prática de atividades físicas e esportivas junto à população mineira.
5. Ciência, Tecnologia e Inovação – ações que estabeleçam, melhorem e divulguem a utilização de metodologias científicas para realização de diagnósticos, desenvolvimento de processos e apuração de resultados decorrentes de atividades ligadas ao esporte e lazer e desenvolvidas por toda a sua cadeia.
6. Esporte de Alto Rendimento – ações que englobem a massificação e incremento do desenvolvimento das modalidades esportivas com o objetivo de obter resultados.
7. Futebol – ações que subsidiem estratégias para desenvolver o futebol amador e profissional.
8. Financiamento do Esporte – ações que subsidiem estratégias de aumentar diretamente ou indiretamente recursos financeiros destinados ao esporte e lazer.
9. Infraestrutura esportiva – ações que vinculem a construção, adequação e melhoria de espaços para a prática de esporte e de lazer em suas diferentes manifestações, vinculando a potencialidade de sua utilização;
10. Esporte e economia – ações que envolvam estratégias para fortalecer a cadeia produtiva do esporte.

Foi realizada ainda simultaneamente na 3ª Conferência a 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais, que reúne representantes municipais e instituições do 1º, 2º e 3º setores, em exposição de produtos e serviços ligados ao esporte. A 1ª Feira do Empreendedorismo Esportivo de Minas Gerais foi uma excelente oportunidade para a articulação do setor produtivo e de serviços relacionados às atividades físicas e esportivas.

A III Conferência Nacional do Esporte á realizar-se nos dias 03,04,05 e 06 de junho, em Brasilia, faz parte de um amplo processo democrático desenvolvido pelo governo federal, que através das conferências realizadas envolvendo a sociedade no desenho e implementação de políticas públicas em todos os âmbitos, primará por apresentar à população a proposta de construção do Plano Decenal de Esporte e Lazer.

Tais diretrizes para esta proposta foi amplamente debatida em todas as regiões do país, envolvendo estados e municípios, gestores e cidadãos, o que permite adequar as políticas de esporte e lazer às demandas sociais e também consolidá-las como políticas de Estado.

Coletar, registrar e sistematizar as propostas de acordo com o debate ocorrido nos estados é de fundamental importância para traduzir a riqueza e a participação social no resultado desse debate entre a sociedade civil e o Estado é que conduzirá à finalização do Plano Decenal de Esporte e Lazer. Com isto reunindo forças políticas e sociais para apresentá-lo junto ao Congresso Nacional, e assim materializar as decisões da III CNE em lei. Por isso, o Ministério do Esporte buscou desenvolver um sistema para o cadastro das propostas das conferências estaduais, livres e municipais, onde os dados obtidos em todas as etapas farão parte do plano nacional, onde serão tratadas apenas as propostas oriundas dos estados.

Portanto verifica-se assim que a participação nesse trabalho, ajuda na sistematização desse amplo debate que impulsionará uma nova etapa para o esporte brasileiro nos próximos dez anos.


Nossos delegados com a ex jogadora de Vôley Ana Moser

Nenhum comentário:

Postar um comentário