segunda-feira, 24 de maio de 2010

CUFA Araguari promove reflexão sobre o Dia Municipal de Luta Contra Discriminação Racial


Abertura do evento com o Grupo Terra Cota de Danças Negras.


Da esquerda para a direita: Leonardo de Melo, Presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura(FAEC); Heli Fidélis, representando o movimento negro da cidade de Uberlândia; o Coordenador Geral da CUFA Araguari, Agnaldo Zulu e o Presidente da Associação Promocional de Congados, Moçambiques e Catupés de Araguari, Márcio Pires; realizando a abertura oficial.

A CUFA Araguari, promoveu neste último dia 18 de maio, a reflexão do Dia Municipal de Luta Contra Discriminação Racial. Em 2003, por intervenção do Coordenador Geral da entidade junto ao ex vereador e atual Vice Prefeito Juberson Melo, através da lei 3986/04, a Cidade de Araguari passou a ter em seu calendário oficial no dia 13 de maio, o dia municipal relativo ao tema e desde então sempre por ocasião da citada data, dá-se o ato de reflexão. Diz-se reflexão e não comemoração, em decorrência de o racismo ainda ser um cancer em nossa sociedade, que continua discipulando uma enorme parcela de nossa sociedade, o que é notado pelas piadas racistas ouvidas de boca em boca, pelas igrejas que demonizam os orixás e guias das religiões de matrizes africanas, pela falta de atendimento ás doenças afro raciais na rede pública de saúde(doenças falciformes, miamatoses, etc) e isso é apenas a ponta do iceberg.
A realização do evento contou com a parceria da FAEC, Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e teve as dependências do Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves, lotada pela comunidade ávida por prestigiar o evento que tornou-se tradição no decorrer dos anos.
Houve uma participação especial da comunidade LGBTT, através do núcleo da CUFA local que a congrega, em consequência de no dia anterior, ter sido o Dia Mundial de Luta Contra Homofobia, ao que o núcleo fez uma intervenção com um texto, muito bem interpretado pelo coordenador do núcleo Elbson Silva e ainda uma apresentação da Draq Hayka.
"A idéia do evento, vem da necessidade de combater a discriminação em todas as vertentes não só dentro na sociedade, mas principalmente apresentando ao poder público formas, conceitos e técnicas de combatê-la seja contra a raça, gênero, religião ou opção sexual, em nenhum momento devemos aceitar conviver com a dicriminação", diz Zulu, coordenador da CUFA Araguari.

O público presente, que lotou as dependências do Centro de Referência Negra Rainha Benedita Gonçalves.



Participação do núcleo LGBT da CUFA Araguari


Roda de capoeira do núcleo Capocufa



Núcleo de danças, com funk e sapateado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário