quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PRÊMIO ANÚ

O Prêmio Anú é muito mais do que um premio, muito mais do que um símbolo, é sim, o sentimento de vitória dos que nasceram supostamente derrotados. Esse projeto realizado pela CUFA – Central Única das Favelas - tem como principal objetivo de destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de favelas de todos os estados do Brasil que contribuam para a evolução e revolução social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências .
Entendemos que os esforços, tecnologias e expertises gerados pelos trabalhos de pessoas dessas localidades, ou mesmo asfaltistas que optaram por esses ambientes, motivados pela simples e legitima vontade de buscar melhorias para esses espaços a margem da sociedade, devem ser reconhecidos e compreendidos como uma contribuição da sociedade civil organizada para a busca do EQUILIBRIO social.
Para iniciar esse projetos escolhemos o tema EQUILIBRIO, por entender que sem eles não existe chance de uma nação viver em harmonia. Vivemos num país de dimensões continentais, uma das cinco maiores riquezas do mundo e ainda sim convivemos com a fome, com o analfabetismo, falta de acesso a saúde e demais direitos básicos do cidadão. O início da busca pelo equilíbrio parte da necessidade de fortalecermos e ressignificarmos os territórios mais enfraquecidos pelo processo de exclusão. Territórios denominamos favelas, palafitas, periferias, ribeirinhos, subúrbios, vilas, assentamentos, invasão, comunidades, quebradas e tantas outras formas de chamar esses espaços geográficos que vivem em desvantagem social.
O equilíbrio é o ponto que pondera duas partes, a favela e o asfalto, que celebra a possibilidade de pontes de mão dupla, que permite extremos opostos se olhem pelo mesmo plano, ainda que de planos distintos. O anu surge para vislumbrar a importância de reconhecer essa integração de cooperação nas milhares de iniciativas inovadoras que tem se multiplicado nas favelas brasileiras.
A Cufa acredita nessa interação como a forma mais eficaz de integração social e por isso escolhemos o Teatro Municipal para essa festa de cidadania , o mais nobre dos espaços do estado do Rio de Janeiro .
Apesar de todos os seus estigmas as favelas têm um século de histórias e realizações positivas que fazem parte da história dessa nação. Em meio a momento singular de renovação dos movimentos sociais o Prêmio Anu busca revelar aqueles que apesar das dificuldades interferem diretamente no dia a dia de suas comunidades há iniciativas para promoção do bem estar geral em busca do equilíbrio social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário