sexta-feira, 25 de maio de 2012

CUFA marca presença em Seminário sobre Direitos de Adolescentes em Conflito com a Lei


     A realidade vivida pelos adolescentes em conflito com a lei e a necessidade de vencer o preconceito em relação a eles, foi o foco da discussão do Seminário Direitos em Pauta – Imprensa, Agenda Social e o Adolescente em Conflito com a lei, realizado nos dias 22 a 24 de maio, em Brasília.
    A Central Única de Favelas - CUFA marcou presença no evento, que reuniu 240 pessoas, entre profissionais de comunicação, fontes de informação do Brasil e de outras nações latino-americanas. As colaboradoras da área da Comunicação da CUFA, Najla Souza, da CUFA Mato Grosso, e Rose Dayanne Santana, da CUFA Tocantins, participaram das discussões dos três dias do evento, que debateram entre outros assuntos, a ética e o compromisso com a defesa de direitos, como a mídia pode contribuir para o respeito aos direitos dos adolescentes em conflito com a lei, como vencer o estigma da violência em comunidades da periferia por meio da fotografia, o tratamento do jovem como sujeito de direitos e a defesa da pauta positiva.
   “O seminário foi uma oportunidade riquíssima para o debate e, sobretudo, troca de experiências entre os diversos atores e atrizes que atuam na temática de Direitos Humanos e, principalmente, em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em conflito com a lei. Precisamos vencer esse estigma de que a violência vem só das comunidades de periferia, investir no protagonismo e tratar nossos jovens como sujeitos de direito”, destacou a jornalista Rose Dayanne Santana.
    Para a Najla Souza, o seminário modificou sua visão em relação aos adolescentes em conflito com a lei. “Uma conseqüência do contato direto com as pessoas que lidam com os Centros de Medida Socioeducativa de todo o país. Além disso, revi o conceito sobre a responsabilidade que a mídia tem sobre a retratação da causa, que o olhar sobre a situação dos jovens em conflito com a lei deve ir além do relato cru do acontecimento”.
Entre especialistas e jornalistas que debateram sobre o tema, o evento contou com a presença de Jailson Oliveira, do Observatório de Favelas, Mauri Konig, Rosa Maria Ortiz, Marcelo Canellas, Carmem Oliveira, Eliane Trindade e Conceição Paganelle.
    O evento é realizado pela ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, contando com patrocínio da Petrobras e apoio do Instituto Camargo Corrêa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário