quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Festa de Congados de Araguari já é Nesse Fim de Semana


Acontece nos dias 07, 08 e 09 de outubro, próximo fim de semana, a tradicional festa de congados de Araguari. O congado é um folguedo folclórico de formação afro brasileira, em que se destacam as tradições históricas usos e costumes de Angola, Moçambique e do Congo, com influências ibéricas. Segundo Câmara Cascudo no Dicionário do Folclore Brasileiro, a dança lembra a coroação do Rei de Congo e da Rainha Ginga, de Angola, com a presença da corte e de seus vassalos. É um ato que reúne  elementos temáticos africanos e ibéricos, cuja difusão vem do século XVII. Considerado patrimônio imaterial de Minas Gerais está presente em todos os rincões do Estado. Em Araguari, seu início remonta aos anos iniciais do século passado portanto existe a mais de 100 anos expressando a fé e a religiosidade dos povos de influência africana. 
"Na verdade, a festa ja começou a mais de mês atrás né rsrsrs, comenta rindo o Capitão João Batista, do Moçambique Branco; porque no ultimo dia de agosto em diante, até o dia da festa, existem as incursões dos ternos pela cidade que saem em visita ás madrinhas, reis, rainhas, princesas e generais além de sair para ir em jantares oferecidos por fiéis em pagamento de bênçãos recebidas".
O evento em si, que é subvencionado pela Prefeitura Municipal de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC, e é realizado pela Associação Promocional de Congados Moçambiques e Catupés de Araguari, em parceria com a Central Única de Favelas - CUFA; se inicia no sábado(07/10), as 16:00h, com a chegada dos ternos na residência da madrinha do mastro de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, sito á Rua Cesário Alvim, 80 - Rosário, ali saúdam a bandeira dos santos da festa e seguem em procissão para a igreja. As 19:00h começa a missa conga na Igreja do Rosário e logo após as missa é realizado o levantamento do mastro com a bandeira e a cerimônia da queima da fogueira e em sequencia começam as apresentações dos ternos que vai até por volta das 22:00h
No domingo, os ternos juntamente com o Padre, os Generais e o Rei da Coroa de São Benedito; se concentram na porta da casal de Reis da Coroa de Nossa Senhora do Rosário(Rua Estácio de Sá, entre a Rua Duque de Caxias e Ituiutaba - Miranda) e após a saudação aos Reis, ás 10:00h, toda a irmandade desce com suas fardas coloridas, estandartes e bandeirinhas em procissão para a Igreja do Rosário. Ao chegar no largo da Igreja todos os ternos se abrem numa fileira dupla, para que o Moçambique Branco, considerado a Casa Real passe. Ao chegar na porta da Igreja por tradição, o Capitão canta a abertura das portas, a mesma é aberta e o reinado é levado e assentado no altar e o moçambique mantendo o ritual, sai de costas da igreja para não ficar de costas nem pro altar e nem pro reinado. Após, todos os ternos, entram pra saudar os santos e o reinado e o padre da início á missa. Terminando a missa, o Congo de Ouro faz a integração dos ternos com a cerimônia do Trança Fita, onde as coroinhas de todos os ternos se irmanam enquanto os outros ternos se apresentam num bailado cereográfico que lembra as antigas guerras dos povos africanos.
A noite, a procissão coordenada pela igreja começa as 18:00h, com a participação dos dos sons das caixas, gungas e chocalhos dos congados; ás 19:00h, a missa campal, que tem na coroação de Nossa Senhora do Rosário e na queima de fogos seu ponto alto e logo após tem a apresentação final dos ternos.
Na segunda feira(09/10), as visitas e incursões de ternos de congados por toda a cidade se iniciam a partir das 14:00h. Ás 17:00h se reunem na porta da igreja para o descerramento do mastro e seguem para a casa dos reis, finalizando em cada quartél de origem a centenária festa por volta de 00:00h.
"Quero convidar toda a população araguarina para vir prestigiar com sua presença e fé, mais essa grandiosa festa, que esperamos seja um grande sucesso" frisou o Presidente da Associação, Marcelo Lera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário