quarta-feira, 25 de julho de 2012

CUFA Realiza o Projeto Férias, na Avenida Teodolino



SÁVIA DE LIMA, Araguari - Gazeta do Triângulo

Durante o mês de julho, a avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo será palco de mais um projeto desenvolvido pela Central Única das Favelas (CUFA) que, aproveitando o período de férias, pretende incentivar a prática de atividades físicas em Araguari.

Iniciado na última sexta-feira, dia 13, o “Projeto Férias” acontece no canteiro central da avenida, em frente à rede Bretas de supermercado. Lá, os integrantes das oficinas ministradas semanalmente pela CUFA irão convidar a população para participar de aulas de dança, alongamento e até de apresentações de capoeira. “Esta é uma oportunidade interessante porque, do atleta ao sedentário, todos precisam se alongar. Então, nada melhor do que fazer isso num ambiente agradável, ao ar livre, encorajado por outras pessoas. Para nós é muito interessante desenvolver esse projeto porque enxergamos nele uma forma de contribuir para novos valores e qualidade de vida dos araguarinos”, explicou Agnaldo Silva, o Zulu, Coordenador Geral da CUFA em Araguari.

O projeto será realizado apenas às sextas-feiras, a partir das 18h, e animação é o que não falta por parte dos organizadores. “Todos estão convidados para participar e aproveitar esse verdadeiro happy hour esportivo na avenida. É uma boa oportunidade para curtir as férias com saúde e alto estilo”, finalizou o esportista.



quarta-feira, 18 de julho de 2012

CUFA RJ lança a Liga dos Empreendedores Comunitários

No próximo dia 26 de julho a Cufa dá um importante passo e promove o lançamento da L.E.C – Liga de Empreendedores Comunitários.
O projeto surgiu após o sucesso da Taça das Favelas (www.taçadasfavelas.com.br) – um torneio de futebol realizado pela instituição em 2011 e que se mostrou um forte aliado na mobilização das comunidades e na capacidade de união entre elas. O torneio envolveu times de 80 comunidades e foi totalmente organizado e produzido por lideres comunitarios, que mostraram grande capacidade de realização. Os moradores, por sua parte, conseguiram mostrar que o esporte, a cultura e o envolvimento com os aspectos sociais, superam conflitos históricos e muitas vezes tornam uniões antes inimagináveis, em possibilidades concretas.
O objetivo da Liga é promover o encontro entre moradores de favelas e periferias, historicamente grandes empreendedores orgânicos, oferecendo qualificação e estímulo às mais diversas oportunidades de negócios nas áreas de comércio, serviço, esporte e cultura nestes espaços habitacionais da cidade.
A Cufa tem como missão central estimular a organização do discurso e das práticas dos moradores de favelas, bem como aproximar as visões dos dois universos, favelas e empresas, gerando assim oportunidades, negócios e cooperação mútua.
É de conhecimento de todos que a Central Única das Favelas vem fazendo esse trabalho ao longo dos anos, mas agora em grande escala e com muitos parceiros envolvidos ,em diversos projetos e ações.
“A ideia é criar pontes entre diferentes marcas e instituições e as comunidades, pacificadas ou não, possibilitando condições para a implementação de projetos necessários ao desenvolvimento desses territórios e oferecer perspectivas melhores aos seus moradores”, ressalta Celso Athayde, secretário geral da Cufa.
Foi selecionado, inicialmente, grupos de 50 representantes ( ou moradores ) de cada uma das 150 favelas do Rio de Janeiro e Grande Rio.
A força motora da Liga acontecerá com a capacitação, promoção de eventos, palestras e envolvimento dos moradores.
Além da formação humana, ela pretende oferecer preparo para empreendedores sociais, orientando-os com questões práticas ligadas a gestão , modelos de negócios,viabilização de recursos e legalização de entidades.
Ao longo da implementação serão colocadas em prática , ações que respeitem a particularidade e anseios de cada comunidade e, outras, comuns aos interesses de todos.
Por isso, aceite o convite e venha celebrar conosco o inicio dessa primeira fase da liga, quando iremos apresentar as lideranças e os parceiros que estarão juntos nesse desafio inovador.
LEC – Liga de Empreendedores Comunitários
Lançamento do projeto : 26 de julho
Local: Viaduto Negrão de Lima – Madureira
Horário: 10h
Parceiros da CUFA RJ confirmados:
Fundação Dom Cabral
– Instituição responsável pelo capacitação em gestão e negócios, alinhamento ,acompanhamento do processo.
Universidade Unissuan – Responsáveis pelo trabalho de campo, sistematização, disponibilizando vagas na universidade e certificação dos cursos da Liga como curso de extensão .
NIKE – Vai contribuir no desenvolvimento e construção de ações e mobilização. Como por exemplo, Taça das Favelas e Jogos da Cufa 2013 – além de criar modelos de qualificação esportiva como o “A chance “.
P&G – Empresa que vai contribuir na qualificação, mobilização através de ações, intervenções e , eventos. Como conseqüência “ empregabilidade”.
Sind Rio -Sindicato de bares e restaurantes do Rio de Janeiro – Participará da formação, qualificação para novos empreendimentos no asfalto ou em favelas , orientação , cursos de capacitação.
Globo Rio – Parceira Institucional da Cufa e promotora das ações de desenvolvimento nas comunidades do Rio.
De Ponta – Desenvolverá projeto de marketing e negócios esportivos com a Liga.
Outros parceiros que estarão apresentando suas missões dia 26. Agora só falta você.
Sistema Globo de Radio -
Secretaria municipal de esporte ( RJ)

Secretaria Estadual de Saude

Secretaria estadual de Cultura