quarta-feira, 18 de julho de 2012

CUFA RJ lança a Liga dos Empreendedores Comunitários

No próximo dia 26 de julho a Cufa dá um importante passo e promove o lançamento da L.E.C – Liga de Empreendedores Comunitários.
O projeto surgiu após o sucesso da Taça das Favelas (www.taçadasfavelas.com.br) – um torneio de futebol realizado pela instituição em 2011 e que se mostrou um forte aliado na mobilização das comunidades e na capacidade de união entre elas. O torneio envolveu times de 80 comunidades e foi totalmente organizado e produzido por lideres comunitarios, que mostraram grande capacidade de realização. Os moradores, por sua parte, conseguiram mostrar que o esporte, a cultura e o envolvimento com os aspectos sociais, superam conflitos históricos e muitas vezes tornam uniões antes inimagináveis, em possibilidades concretas.
O objetivo da Liga é promover o encontro entre moradores de favelas e periferias, historicamente grandes empreendedores orgânicos, oferecendo qualificação e estímulo às mais diversas oportunidades de negócios nas áreas de comércio, serviço, esporte e cultura nestes espaços habitacionais da cidade.
A Cufa tem como missão central estimular a organização do discurso e das práticas dos moradores de favelas, bem como aproximar as visões dos dois universos, favelas e empresas, gerando assim oportunidades, negócios e cooperação mútua.
É de conhecimento de todos que a Central Única das Favelas vem fazendo esse trabalho ao longo dos anos, mas agora em grande escala e com muitos parceiros envolvidos ,em diversos projetos e ações.
“A ideia é criar pontes entre diferentes marcas e instituições e as comunidades, pacificadas ou não, possibilitando condições para a implementação de projetos necessários ao desenvolvimento desses territórios e oferecer perspectivas melhores aos seus moradores”, ressalta Celso Athayde, secretário geral da Cufa.
Foi selecionado, inicialmente, grupos de 50 representantes ( ou moradores ) de cada uma das 150 favelas do Rio de Janeiro e Grande Rio.
A força motora da Liga acontecerá com a capacitação, promoção de eventos, palestras e envolvimento dos moradores.
Além da formação humana, ela pretende oferecer preparo para empreendedores sociais, orientando-os com questões práticas ligadas a gestão , modelos de negócios,viabilização de recursos e legalização de entidades.
Ao longo da implementação serão colocadas em prática , ações que respeitem a particularidade e anseios de cada comunidade e, outras, comuns aos interesses de todos.
Por isso, aceite o convite e venha celebrar conosco o inicio dessa primeira fase da liga, quando iremos apresentar as lideranças e os parceiros que estarão juntos nesse desafio inovador.
LEC – Liga de Empreendedores Comunitários
Lançamento do projeto : 26 de julho
Local: Viaduto Negrão de Lima – Madureira
Horário: 10h
Parceiros da CUFA RJ confirmados:
Fundação Dom Cabral
– Instituição responsável pelo capacitação em gestão e negócios, alinhamento ,acompanhamento do processo.
Universidade Unissuan – Responsáveis pelo trabalho de campo, sistematização, disponibilizando vagas na universidade e certificação dos cursos da Liga como curso de extensão .
NIKE – Vai contribuir no desenvolvimento e construção de ações e mobilização. Como por exemplo, Taça das Favelas e Jogos da Cufa 2013 – além de criar modelos de qualificação esportiva como o “A chance “.
P&G – Empresa que vai contribuir na qualificação, mobilização através de ações, intervenções e , eventos. Como conseqüência “ empregabilidade”.
Sind Rio -Sindicato de bares e restaurantes do Rio de Janeiro – Participará da formação, qualificação para novos empreendimentos no asfalto ou em favelas , orientação , cursos de capacitação.
Globo Rio – Parceira Institucional da Cufa e promotora das ações de desenvolvimento nas comunidades do Rio.
De Ponta – Desenvolverá projeto de marketing e negócios esportivos com a Liga.
Outros parceiros que estarão apresentando suas missões dia 26. Agora só falta você.
Sistema Globo de Radio -
Secretaria municipal de esporte ( RJ)

Secretaria Estadual de Saude

Secretaria estadual de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário