terça-feira, 27 de novembro de 2012

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRABALHO E AÇÃO SOCIAL E CUFA ARAGUARI, NA LUTA CONTRA AS DROGAS

Em Araguari, a violência e o crime organizado associados ao tráfico de drogas ilícitas constituem um dos problemas mais graves frente a uma situação que se deteriora a cada dia, com altíssimos custos humanos e sociais, é imperativo retificar a aestratégia de "guerra contra as drogas" aplicada nos últimos anos na cidade. As políticas proibicionistas baseadas na repressão á produção e ao tráfico bem como na criminalização do consumo, não produziram os resultados esperados. Estamos mais distantes do que nunca do objetivo proclamado de erradicação das drogas. Vários homicídios foram cometidos durante o ano, tendo como eixo central, o tráfico de drogas, o seu controle na cidade ou a cobrança de dívidas entre traficantes e usuários, causando um grande mal estar na sociedade o que acarreta uma imensa cobrança em cima dos órgãos de repressão(polícia) e ao poder público. O modelo atual de politica de repressão ás drogas está firmemente arraigado em preconceitos, temores e visões ideológicas. O tema se transformou em um tabú que inibe o debate público por sua identificação com o crime, bloqueia a informação e confina os consumidores em círculos fechados, onde se tornam ainda mais vulneráveis a ação do crime organizado.
Por isso romper o tabú, reconhecer o fracasso das políticas vigentes e suas consequências, é uma precondição para a discussão de um novo paradigma de políticas mais seguras, eficientes e humanas.
A Secretaria de Trabalho e Ação Social e CUFA Araguari, criaram em parceria, através do resultado de uma oficina, uma peça de teatro intitulada "Outros Caminhos", que trata da prevenção ás drogas por crianças e adolescentes e a mesma será apresentada amanhã em duas escolas, com um espaço para debate logo após a encenação: ás 08:00hs, na Escola Estadual José Carneiro da Cunha e ás 10:00h, no CAIC Arcino Santos Laureano, para os alunos dessa escola e convidados da Escola Estadual São Judas Tadeu.
"A idéia é criar outras vertentes de discussão, a exemplo do PROERD realizado nas escolas pelo 53º BPM. Isso não significa condenar em bloco as políticas que custaram enormes recursos econômicos e o sacrifício de incontáveis vidas humanas na luta contra o tráfico de drogas. Significa que devemos reconhecer a insuficiência dos resultados e, sem desqualificar em bloco os esforços feitos, abrir o debate sobre estratégias alternativas, com a participação de setores da sociedade que se mantiveram a margem do problema, como por exemplo a grande massa estudantil", diz Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari.
A peça traz como participantes:
Narrador: Zulu
Joana: Maluh Pereira
Bebida e Cigarro: Bryan
Maconha: Touchirol
Cocaina: Lairton
Crack: Welton
Anjo: Jeferson Jorge
Funkeiros: Rafael Nikito e Pablo
Capoeirista: Helbert Jabola








Nenhum comentário:

Postar um comentário