sexta-feira, 16 de maio de 2014

Representantes do Capo CUFA Araguari,participam de Competição de Capoeira em São Paulo









Os Atletas e Professores de Capoeira Fabrício Flávio, conhecido pelo meio como  1\2 Kilo; e Eder Campos, também conhecido como Mestrando Zorro, irão representar o núcleo Capo CUFA da Base Araguari, dias 23 e 24 de maio próximos, na Cidade de Jaú, no Estado de São Paulo, nos 1º Jogos Abertos Integrado Cazuá Capoeira. O evento será realizado em dois dias e tem por finalidade o aprimoramento físico dos competidores, além de ranquear lutadores de capoeira para a região do Brasil Central.

A capoeira como esporte

Na década de 60, a Bahia continuava sendo o centro nevrálgico da Capoeira. Mas, por essa época, muitos Mestres, atraídos pelas possibilidades econômicas do Sul, começaram a emigrar para o Rio de Janeiro e São Paulo. A Capoeira, aos poucos, espalhava-se pelo Brasil inteiro.
Fora de seu contexto geográfico e social, distante de suas raízes negras e baianas, a Capoeira já não pode ser praticada como uma manifestação artística espontânea, e tampouco estereotipada como folclore. Também não pode ser uma luta ao estilo de Bimba, que desafiava "qualquer lutador, de qualquer luta, a enfrentá-lo com sua Regional" (Itapoan, 1982, p. 16) e que treinava esquivando-se de pedras jogadas por seus alunos e de navalhas suspensas por um fio (Itapoan, 1982, p 39).
Começa então a ganhar popularidade a idéia de que, devidamente regulamentada, a Capoeira poderia ganhar um lugar junto às artes marciais orientais, já aceitas pela sociedade brasileira. Passaria, assim, a ser "a arte marcial brasileira", uma luta esportiva com competições regulamentadas.
Surgem, assim, em fins da década de sessenta, os primeiros campeonatos e tentativas de regulamentação da Capoeira. Em 1968 e 1969, realizam-se, numa base da Força Aérea, no Rio de Janeiro, o primeiro e o segundo simpósios brasileiros de Capoeira. Neles, tentou-se "criar uma única nomenclatura para os golpes, um único sistema de graduação de alunos, critérios para graduação de Mestres, tudo com a intenção de fundar federações de Capoeira (...) e transformá-la no ‘esporte nacional’” (Capoeira, 1985, p. 132). Naquela mesma época, realizam-se na Bahia os primeiros campeonatos de Capoeira.
Em 1972, a Capoeira é declarada "esporte" pelo Conselho Nacional de Desportos, e sua prática, como tal, é regulamentada oficialmente, através da Confederação brasileira de Pugilismo. Em 1974, é criada a primeira Federação de Capoeira em São Paulo, e em 1984, a segunda, no Rio de Janeiro. Falta ainda surgir outra, num terceiro estado, para que se possa criar a Confederação Nacional de Capoeira, livrando-a da tutela do pugilismo. Em meados da década de 70 realizam-se também os primeiros campeonatos nacionais de Capoeira.
Em Araguari, na década de 90, quase todo fim de semana, tínhamos nas páginas policiais narrativas de brigas de capoeiristas rivais envolvidos nas guangues locais, problema amenizado por iniciativa do Mestre Zulu que criou o Campeonato Aberto de Capoeira "Torneio Feliz Cidade", que se iniciou em 1995,com a primeira ação no CAIC e depois ininterruptamente durantes 14 anos o evento aconteceu nas quadras do ginásio poliesportivo, com a última edição realizada no ano passado.

Campeonato Aberto de Capoeira "Torneio Feliz Cidade 2013"



 "Tenho uma expectativa muito grande com relação a essa competição, estamos indo somente eu e o Zorro, de competidores da Cidade,o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade perante a sociedade e a comunidade de capoeira da região, mas estamos tranquilos diante da gama de treinos forçados e da capacidade física que estamos no momento. Esperamos representar bem e trazer uma boa colocação, fortalecendo o orgulho e admiração que temos certeza sentem por nós nossos alunos  e aproveito ainda a oportunidade para agradecer  patrocinadores e colaboradores entre eles a CUFA, Luiz Porcão Comércio de Mudas e Tiago Black Assessórios"; diz o atleta 1/2 kg.


Atleta 1\2 kilo

Atleta Zorro

Nenhum comentário:

Postar um comentário