terça-feira, 28 de julho de 2015

CUFA Articula Junto a Prefeitura a Posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

 Os descendentes dos mercadores de escravos, dos senhores de ontem, não têm, de assumir culpa pelas desumanidades provocadas por seus antepassados. No entanto, têm eles a responsabilidade moral e política de combater o racismo, as discriminações e, juntamente com os que vêm sendo mantidos à margem, os negros, construir relações sociais e raciais sadias, em que todos cresçam e se realizem enquanto seres humanos e cidadãos. Não fossem por estas razões, eles a teriam de assumir, pelo fato de usufruírem do muito que o trabalho escravo possibilitou ao país. 
                                                                                                            Frantz Fanon,

Primeira reunião do Conselho. Da esq. pra di.: José Luiz, Olga, Marco Túlio,
Rosa Margarida, Anna Carolina, Elbson e Wenver




Após várias articulações político sociais entre a CUFA, a Administração Municipal, Comunidade e uma luta de muitos anos liderada pelo coordenador da entidade na cidade, conhecido como Zulu, será realizada a posse nesse próximo dia 30/07(quinta feira) do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O evento que acontece as 19:00 horas, na ante sala do gabinete do prefeito, terá como atração artística um show de MPB á parte do violão e voz de José Augusto e Paulo Troncha, com a participação especial do Arley, na percussão. A mesa será composta pelo Prefeito Municipal, Raul Belém; o Presidente da Câmara de Vereadores, Giuliano Tibá; Zulu, Coordenador da CUFA; o Presidente da ANCEABRA e Conselheiro do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Presidência da República, João Bosco Borba(Brasília); e a decana do movimento negro na região, Conceição Leal(Uberlândia). Será exibido um vídeo rápido a respeito da atual situação do cidadão negro na cidade e logo após o conselheiro e historiador Marco Túlio Nascimento, fara em nome do Conselho uma fala de acolhida, aos presentes. Após a fala dos componentes da mesa, o palestrante convidado fará uma explanação sobre: "Empreendedorismo - Avanços e Desafios".
Na manhã do dia 31, mais precisamente ás 09:00 horas, será realizado na ACIA - Associação Comercial e Industrial de Araguari, juntamente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico um encontro entre o Conselheiro João Bosco e empresários negros da cidade, visando aproximação, troca de informações e aprimoramento de negócios.
"Consciência, todos já nascem com ela, o que precisamos dos gestores públicos é sensibilidade para a causa. Eu ja estava desistindo da militância, que estou envolvido desde 1988, o desfile beleza negra eu ja tinha até anunciado na imprensa que não faria mais. Com a sensibilidade do Prefeito Raul Belém e da Câmara Municipal, conseguimos avançar 20 anos em 2 nas questões de promoção da igualdade racial. Já temos um conselho, um fundo e esperamos pela criação de uma superintendência, com esses três pilares poderemos fazer adesão ao Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o que nos capacita a receber verbas federal e estadual específica. Com a posse do Conselho, que vejo atuante, tenho certeza da continuidade da luta", diz Zulu.

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial

Secretaria de Trabalho e Ação Social
Titular: Aparecida Rodrigues Damião
Suplente: Cristiano Abílio de Deus

Secretaria de Educação
Titular: Sueli Aparecida Ferreira e Ferreira
Suplente: Kátia Regina da Silva

Secretaria de Governo
Titular: Célia Maria de Ávila
Suplente: Gabriel José Oliveira Vieira

Secretaria de Obras
Titular: Marcos Roberto Malaquias
Suplente: Ronaldo Francelino

Secretaria de Saúde
Titular: Olga Maria Moisés de Souza
Suplente: Elbson Luiz de Abreu Silva

Fundação Araguarina de Educação e Cultura
Titular: João Batista da Silva
Suplente: Itamar Damião

Secretaria de Planejamento
Titular: Andreia Cristina da Silva Pimenta
Suplente: Edleuza Alexandrina Cerqueira

Movimento Negro
Titular: Maria Lúcia Pereira
Suplente: Marco Túlio de Sousa Nascimento

Mulheres
Titular: Fátima Machado
Suplente: Fátima Avelino

Religião
Titular: Silvino Silva de Jesus
Suplente: Enver Severiano da Silva

Defesa dos Direitos
Titular: Osvaldo da Silva Junior
Suplente: Willian Alessandro Pereira

Cultural
Titular: Onésia de Fátima Santos Machado
Suplente: Sandra Barbosa

Educação
Titular: Valéria Landa Alfayate Carrijo
Suplente: José Luis da Costa

Notório Saber
Titular: Rosa Margarida
Suplente: Flávio Rodovalho Montes


Nenhum comentário:

Postar um comentário