segunda-feira, 23 de maio de 2016

Volta ao Mundo - Desafios e Vivências


A CUFA Araguari, realiza neste feriado de Cospus Cristh(26/05), com parceria da Prefeitura Municipal, através da FAEC - Fundação Araguarina de Educação e Cultura e o AFA - Associação dos Ferroviários de Araguari o evento "Volta ao Mundo - Desafios e Vivências", o tema é uma referência às rodas de capoeira, quando o contendor está cansado ou em desvantagem, ele pede uma volta ao mundo, ou seja, uma volta ao redor da roda de capoeira ou pra descansar ou pra rever a estratégia de jogo.
O evento que se inicia ás 10:00h da manhã, no Clube AFA(Rua dos Portadores, 20 - Bairro Goiás)  terá em sua programação: posse da diretoria da Liga Desportiva Cultural Afrikpoeira, representante legal da CUFA - Central Única de Favelas, na cidade de Araguari/MG; lançamento do "Projeto Adote Uma Escola" e Batizado e Troca de Graduação dos alunos da oficina de capoeira da entidade. Várias autoridades são esperadas para composição de mesa no evento, como o Prefeito, Presidente da Câmara e vários vereadores, além de representantes do judiciário e ministério público. Na abertura haverá apresentações das oficinas de dança e de percussão e logo após a cerimônia de entrega de cordas da capoeira, enquanto o almoço estiver sendo servido, a animação ficará por conta do Grupo de Samba Sempre em Casa, as piscinas estarão liberadas durante todo o tempo do evento, desde que os usuários estejam trajados com sunga de banho(homens) e biquinís ou maiôs(mulheres) e para encerrar o evento terá uma batalha de rimas, que premiará o primeiro lugar com um valor em dinheiro, uma tatuagem e um troféu, a inscrição pra batalha é gratuita e pode ser feita no local.


Dentro da programação do evento consta ainda o oferecimento do curso gratuito de Elaboração de Projetos e de Captação de Recursos, voltado pra cultura popular. O mesmo será ministrado pela Professora Gabriela Gomes e terá duração de 20h/aula, com direito ao certificado aos que apresentarem-se com o mínimo de 70% de frequência durante o período em que o mesmo estiver sendo ministrado. O mesmo se faz necessário, diante do novo marco regulatório do terceiro setor e suas novas regras, quem é subvencionado  terá que apresentar um plano de trabalho antes de receber o repasse, e no curso os participantes poderão ter noções básicas de como elaborar um projeto cultural ou desportivo e como captar formas de financiamento para o mesmo.
"Estamos considerando esse evento como o início das atividades da CUFA, aqui em Araguari/MG, no ano de 2016, apesar de já ter tido outros, esse tem ações que vão nortear todo o ano, a exemplo do Projeto Adote Uma Escola, onde pretendemos levar nossas oficinas para a Escola Vilagran Cabrita, já em comum acordo com a Diretora Suely e a Márcia, nossa Secretária de Educação; pretendemos trazer ainda o IMEPAC, para nos ajudar com os cursos de Normal Superior e Pedagogia, dando suporte no reforço escolar; e da TV regional e a imprensa local, divulgando as ações; queremos fazer uma grande mobilização entre pais, alunos, professores e toda a comunidade, buscando a mlehoria da escola e dos que dela usufruem. Fora isso temos a posse da nossa diretoria, apresentação dos novos coordenadores e novas oficinas, como a dança afro. estou bastante empolgado com esse evento" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário