quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Grupos de Capoeira de Araguari, Comemoram o Dia da Capoeira


No dia três de agosto é comemorado o dia de uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras: a capoeira. Em 2008, a manifestação foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro, sendo registrada como Bem Cultural de Natureza Imaterial. A data foi instituída primeiramente em São Paulo através da Lei nº 4.649 de 07 de agosto de 1985  de autoria do deputado Tonico Ramos. A sua promulgação se deu em decorrência de provocação do então Presidente da Associação Brasileira de Capoeira, Mestre Paulo Gomes, que além de Bacharel em História, entre outras articulações político sociais  era suplente de deputado estadual e assessor especial do também falecido Governador Mário Covas, o que facilitou a tramitação e votação no plenário da assembléia legislativa paulista e posteriormente sua promulgação pelo então governador. Foi conhecido como o "Mestre da Unificação Nacional" por viajar o país todo em busca da melhoria e unificação do método de ensino da capoeira.
Esteve em Araguari várias vezes, pela amizade pessoal e por ser padrinho de formatura de capoeira de Mestre Zulu, atual coordenador geral da CUFA, na cidade. "Foi um grande mestre, moldado na capoeira mais tradicional, lutou em ringues buscando mostrar a eficácia da capoeira luta. Grande homem, ilustre amigo e um mestre fenomenal no trato com a capoeira, exemplo a ser seguido. Infelizmente foi assassinado em 1998, dentro da sua própria academia por um policial. Deixou grandes saudades" diz mestre Zulu.

Capoeiristas de Araguari reunidos, buscando alinhar ações

Após uma reunião com todos os capoeiristas e responsáveis por aulas de capoeira na cidade, ficou decidido o alinhamento de uma agenda comum de ações em prol da capoeira na cidade e uma das ações foi exatamente a roda conjunta pelas comemorações do Dia da Capoeira. O evento acontecerá nesta próxima quinta feira, alusivo ao dia e consta de uma roda que será realizada a partir das 18:00h, em frente o Mercado Municipal, aberta a todos que quiserem comungar com as comemorações relativas ao dia. Já confirmaram a participação os Grupos: Capoeira Brasil, Afrikpoeira, Novo Estilo, Gingado Capoeira, Cazuá Capoeira, Semente da Africa, Etuhole Capoeira e Nova Era, além de capoeiristas de outras cidades como a vizinha Uberlândia. A promoção é da CUFA Araguari, através de sua Coordenação de Capoeira que solicitou na Câmara Municipal e o pedido foi acatado, instituição da Comenda Mestre Moreno que será conferida como reconhecimento a capoeiristas que prestaram ou prestam um bom trabalho em prol da difusão da nobre arte no ambito do município. A mesma será assinada em conjunto, pela Câmara Municipal, CUFA, COMPIR e FAEC.
"Queremos mostrar para a sociedade que estamos unidos na confraternização, num mesmo propósito de ideais, convergindo para a melhoria do ensino e da prática da capoeira na cidade", finalizou Mestre Benguela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário