terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Etuhole Pedagógico Acontece Nesse Fim de Semana


Nesse fim de semana acontece o evento ETUHOLE PEDAGÓGICO realizado pela CUFA Araguari e pelo representante da Etuhole Capoeira na cidade, Professor Zorro; com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes e Juventude e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC. Será dias 08 e 09 de dezembro, com a abertura no primeiro dia, na Casa da Cultura Abdalla Mameri e a programação do segundo dia na sede da CUFA.
"Com a intensificação do trabalho com capoeira para crianças, através do Projeto Mais Educação, surgiu na cidade a necessidade de uma melhor capacitação para os professores da modadlidade o que motivou a realização desse evento" ressalta o Professor Zorro e conclui: "...a criança é um ser em desenvolvimento com potencial para tudo, mas que depende da nossa experiência para aprender a coisa errada ou a certa".
O evento terá presença de várias profissionais de capoeira da cidade, da região e de outras partes do país.  A  abertura será a apresentação do resultado das oficinas da CUFA, a entrega da Comenda Mestre Moreno a os mestres mais antigos como valorização pelo trabalho executado em prol da capoeira e uma roda informal de capoeira, democratizando a participação de todos que estiverem no local.
No sábado(09/12), as atividades se iniciam logo pela manhã, com uma competição de capoeira entre as crianças e uma vivência entre elas e os professores presentes. A inscrição poderá ser feita até no momento de início da mesma ou antecipada na sede da CUFA, sito á Rua Cel. José Ferreira Alves, 1098 - Centro. Após o almoço, as 14:00h, haverá um curso de capoeira para capacitação de profissionais que lidam com crianças, intitulado " O Ensino Prático da Capoeira Pedagógica Infantil". O curso será ministrado por Mestre Romeu, que veio da Espanha, especialmente para ministra-lo.

Mestre Romeu
Não cabe somente ao estado a tarefa de prover meios de educar convenientemente nossas crianças e jovens, é também papel de toda nossa sociedade. Cada cidadão cônscio dos seus deveres, deve procurar processos e formas de colaborar principalmente na educação extra escolar.
O projeto da capoeira nas escolas, funciona como como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento. A atividade do sujeito aprendiz é determinante na construção de seu saber operatório e esse sujeito, que nunca está sozinho ou isolado, age em constante interação com os meios ao seu redor. Como bem elucidou Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do professor de capoeira como educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba criar situações, propiciando formas de os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo. Não basta utilizar o trabalho físico apenas como instrumento de desenvolvimento corporal, é preciso que este seja alcançado através da sedimentação e dos valores formativos do caráter e fundamentais ao relacionamento social, possibilitando aos alunos vivenciarem as experiências onde estão presentes os valores estabelecidos pela sociedade para que os mesmos sejam incorporados ao seu caráter e sirvam de base ao relacionamento social.

Zulu, coordenador geral da CUFA Araguari e um dos mestres de capoeira mais antigo em atividade na cidade, reitera o seguinte: " O objetivo principal, a linha guia que move  a realização desse evento e do curso é possibilitar aos profissionais da área, subsídios para que através da educação escolar alternativa, ou seja, a capoeira; eles posssam sedimentar valores nos alunos, como por exemplo: o cumprimento dos horários, despertando o gosto pela pontualidade; o uniforme branco asseado, criando o hábito do asseio; os atos iniciais da aula motivando a disciplina e a boa postura e o jogo da capoeira em si valorizando  o espírito de equipe, a vida em grupo e a perseverança na conquista dos objetivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário