sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Torneio de Verão terá Quarta Eliminatória neste Domingo(26/11) na Quadra da Chancia

Da esq. para a dir.:Lukian - Goleiro Menos Vazado e Carlos Alberto - Artilheiro da Etapa Bairro Goiás



O Torneio de Verão de Futsal é uma parceria da CUFA Araguari, que faz a mobilização; da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, que cede a premiação;  e da Liga Araguarina de Futsal, que cede a arbitragem. "Em dias difíceis como os atuais, as parcerias são chave do sucesso de qualquer empreendimento" Diz o Secretário de Esportes e Juventude Sebastião Naves e acrescenta: "O projeto dessa competição traz ocupação para as quadras dos bairros e fomenta uma sensibilização da população para os cuidados com os espaços públicos"
O início do Torneio, deu-se  no feriado do ultimo dia 15 de novembro, na quadra do Bairro Paraíso, onde três times se classificaram para a etapa final do torneio no dia 17 de dezembro na quadra interna do ATC - Araguari Tênis Clube.
São considerados jovens, as pessoas com idade entre 15 e 24 anos, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no entanto, esta definição de Jovem é apenas para uma delimitação do grupo, fazendo-se necessário considerar as diversas características inerentes à juventude para que seja possível compreender a importância do Esporte para os Jovens. "A Competição nos anos anteriores era voltada para os jovens entre 14 e 17 anos. Nessa edição de 2017, decidimos aumentar o limite de idade para 29 anos, como uma forma de não cercear a participação e abrir para um numero maior de pessoas" diz Zulu, Coordenador Geral da CUFA
Apesar da desigualdade social marcar indiscriminadamente diversas parcelas da população, os grupos situados entre 15 e 29 anos são particularmente atingidos por processos de exclusão. Emprego precoce e subemprego, escolarização precária, exílio em bairros decadentes, etc. possuem características particulares quando a discussão é focada na juventude: a desigualdade social tem provocado uma concepção do jovem como um problema social, propenso à delinquência e ao uso de drogas, devendo, portanto, tomar parte de projetos  sociais capazes de promover uma 'correta' socialização.
No contexto das políticas públicas para a juventude, encontramos o trabalho com o esporte como uma das principais estratégias de intervenção. Principalmente pelo uso de argumentos educativos, existe a crença de que as atividades podem minimizar os efeitos negativos das crianças estarem nas ruas (VIANA; LOVISOLO, 2009). O esporte é visto como um antídoto para a ocupação do tempo livre, numa concepção que indica uma suposta linearidade entre a falta de lazer e o mundo do crime (MELO, 2005). Por outro lado, como instrumento de disciplina para evitar o envolvimento com as drogas e com a violência, ao invés de questionar as próprias bases que sustentam a desigualdade social, o esporte valida ações capazes de exercer, interpretando Abad (2007) noutro contexto, a força mediante a coerção, coação ou repressão.
" Não ia fazer nada no fim de semana, ai fiquei sabendo dessa competição; montamos o time juntos eu e o Lukian jogamos bola, praticamos esporte e ainda ganhamos medalhas (risos), eu como artilheiro e o Lukian como goleiro menos vazado, ganhamos o dia uai ..." diz Carlos Alberto, jogador do Independência, que competiu na Etapa da Quadra do Bairro Goiás.
As próximas etapas serão: dia 26/11(sábado) - Quadra da Chancia, dia 02/12(sábado) - Quadra do Residencial Bella Suiça, dia 03/12(domingo) - Quadra do CEU Moriá e dia 10/12(domingo) - Quadra do Bairro Gutierrez, sempre ás 14:00 horas. A etapa final será dia 17/12(domingo), na quadra do ATC - Araguari Tênis Clube, com início previsto para as 08:00 horas da manhã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário