quarta-feira, 14 de abril de 2010

“Hoje a lua não brilhou no céu
Hoje meu berimbau não tocou
Hoje meu pandeiro está mudo
Hoje meu atabaque não falou...”
Cancioneiro de Capoeira




O anjo da morte tem sido padastro com a nobre arte da capoeira em Araguari, que hoje está de luto, com o falecimento de Luiz Antônio Gomes dos Santos, o Professor Quim. Durante sua vida inteira de capoeira, dedicou-se ao projeto social que assistia crianças na Associação dos Moradores do Bairro Ouro Verde.
O desencarno é uma conseqüência da vida, porém nas condições em que se deu, leva-nos a crer que algo “misterioso” aconteceu. Ele sentiu os sintomas de um enfarto do miocárdio, foi ao Pronto Socorro Municipal, quem o atendeu foi avisado dos sintomas e ainda assim o obrigou a sair e aguardar do lado de fora. Ele entra no carro que ele próprio fora dirigindo, começa a urrar de dor, os alunos em desespero entram no local para pegar uma maca e ao retornar ao carro, e pasmem, na porta do Pronto Socorro, encontram o Professor Quim, já sem vida...
O fato nos leva a pensar na vida, tanto de quem cuida, quanto de quem não se cuida, quanto de quem é cuidado, enquanto mais uma vida é ceifada, sabe lá Deus, se por negligência.
O certo é que nossas rodas de capoeira a partir de agora fica um pouco mais incompleta. Soma-se só nos últimos meses a partida do Contra Mestre Duro na Queda, do Mestrando Léo Bombeiro, e agora, do Professor Quim.
Que os inúmeros alunos deixados por ele possam perpetuar sua obra. Exemplo de dignidade, humildade e de trabalho em prol da capoeira. Que Deus do alto de sua misericórdia, possa confortar o coração dos familiares, recebendo-o na roda do céu, onde já habitam outros tantos consagrados da capoeiragem, que com certeza mesmo nos impregnando de infindas saudades, com certeza não morreram, simplesmente tombaram pra imortalidade.
Badem Powell, dizia “...que devemos sempre fazer algo de bom em vida, para que possamos ser lembrados após a nossa morte...”
Então, que assim o seja.

Mestre ZULU - Capoeirista

Nenhum comentário:

Postar um comentário