sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Premio Anú 2013



O Anu-Preto é um pássaro presente em todo o Brasil, encontrado em pastagens, campos, jardins, entre outras áreas abertas. Durante o período colonial, os portugueses e espanhóis usavam este nome para insultar os escravos e as pessoas de pele muito negra. O tempo foi se tornando aliado do preconceito contra esse pássaro, bem como contra os negros, fazendo com que a ave fosse culturalmente odiada pela população. A ave se transformou oficialmente no símbolo do agouro.
A CUFA, mantendo a sua posição de quebrar os paradigmas, sobretudo os aplicados contra a população já estigmatizada, escolheu o pássaro Anu como o seu maior símbolo, a fim de fortalecer a cultura negra.
Idealizado e realizado pela CUFA – Central Única das Favelas – O Prêmio Anu tem como principal objetivo destacar ações de toda natureza desenvolvidas dentro de Favelas em todo território nacional que contribuam para o desenvolvimento humano e social desses espaços. Identificando ações que tragam um novo significado para esses territórios e novas formas de convivências, o Prêmio Anu volta o olhar para essas iniciativas que colaboram diretamente para a melhoria de vida dos moradores, desconstruindo assim o estigma imposto a esses espaços e suas populações buscando a consolidação de uma sociedade mais justa.
O Prêmio Anu é muito mais do que um prêmio, mais que um símbolo; é o reconhecimento das ações desenvolvidas na busca do sentimento de vitória dos que nasceram invisíveis, por conta de sua condição social, e fazem a diferença e funciona da seguinte forma: numa primeira fase os integrantes das várias cufas espalhadas no país, indicam as iniciativas sociais a serem avaliadas e um Grupo de colaboradores de vários segmentos da sociedade (empresários, artistas, esportistas, gestores públicos, cineastas, entre outros) escolhem as experiências em favelas que mais se destacam em todos os Estados da Federação, mais o Distrito Federal. O critério de escolha é livre e se baseia no conhecimento de cada um dos jurados colaboradores sobre o assunto. No segundo momento, são escolhidas uma única iniciativa por estado, através de voto popular online no site do evento www.premioanu.com.br e finalizando o processo de escolha o voto popular, escolhe o triplo Anu Preto, que consiste na premiação das 3 melhores ações do Brasil de 2012
A terceira edição da entrega do Anu, o prêmio da Central Única das Favelas (CUFA) à iniciativas que promovem o desenvolvimento social e a igualdade em todo o país, homenageou nessa quarta-feira (20) a jornalista Glória Maria. “Foi a primeira repórter negra a ancorar matérias na TV brasileira”, lembrou Fernanda Lima, uma das apresentadoras da noite juntamente com o cantor Léo Jaime, antes de anunciar o troféu especial à amiga. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Um vídeo-tributo relembrou grandes momentos da trajetória de Glória, com depoimentos de Sérgio Chapelin, companheiro da jornalista no ‘Globo Repórter’, Giovanna Antonelli, da afilhada, Julia, entre tantos. Quem roubou a cena foi a mãe de Glória, Edna, que arrancou lágrimas da plateia ao contar que chegou até a vender doces para pagar os estudos da filha. “Ela é uma vencedora, tenho orgulho da minha filha”.




De Araguari,como convidado, esteve presente no evento o Coordenador Geral da entidade na cidade, Mestre Zulu, que comenta o seguinte:  "Foi um grande aprendizado, visto pelo prisma do olhar; a organização impecável, a formalidade e elegância na recepção aos convidados, a competência da equipe de produção, fiquei maravilhado com tudo, além da escolha acertada do local, que dispensa comentários sobre requinte e beleza".
O evento contou ainda para entrega dos prêmios, com as presenças ilustres da: jornalista Fátima Bernardes, dos cantores Lenine e Leandro Sapucay, do humorista Hélio De La Penha, Maria Ceiça, a Secretária Estadual de Cultura do Rio Adriana Rattes, o Diretor Geral de Comunicação da Rede Globo de Televisão Luiz Erlanger, as atrizes Daniele Suzuki e Maria Flor, Dj Malboro, os atores Nando Cunha, Antônio Caloni e AndréRamiro. Como o tema do evento desse ano era o rock aconteceram shows com nada mais nada menos que: Wanderléia,que abriu o evento; Banda Forfun, com rock contemporâneo; Bruce Gomlevisk, que cantou Renato Russo; Frejat, Dado Villa-Lobos e finalizando o evento tocou a Banda Blitz com Evandro Mesquita
.












Nenhum comentário:

Postar um comentário