terça-feira, 25 de junho de 2013

CUFA Araguari Realiza Projeto Ruas Cultura e Movimento na Praça Sérgio Pacheco em Uberlândia

Diretora Presidente Maluh Pereira e o Coordenador Geral da CUFA Araguari, Zulu


Se pensarmos na cidade historicamente, encontraremos mudanças bruscas e sutis, das mais variadas  seja na sua arquitetura, na sua construção social, nas relações interpessoais, em seus habitantes. Se em tempos anteriores a rua já foi um espaço de encontro, onde vizinhos se cumprimentavam, crianças brincavam, pessoas passeavam, se reuniam em praças e se divertiam, hoje, não vemos a mesma imagem. A evolução da cidade tornou a rua o lugar da violência, dos crimes, do medo, da insegurança, do não relacionamento, do andar rápido, da pressa, da passagem forçada de quem preferiria não passar por ali.
E com isso, o espaço privado é tido como solução perfeita: condomínios fechados de alta segurança,shoppings centers para o lazer e passeio, compras com entrega delivery, para que ninguém tenha que sair do seu espaço. Com essa valorização do espaço privado, o freqüentador ou habitante da rua só pode estar na marginalidade: o mendigo, a prostituta, o ambulante e por que não o artista de rua?
Aprovado pela CUFA Araguari, no Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, o Projeto Ruas Cultura e Movimento, vem em forma de intervenção urbana e ressignificação de espaços oferecendo a quebra na rotina da cidade, um lapso poético no meio da correria cotidiana, chamando a atenção, mesmo que por segundos ou por horas e horas, para aquele espaço, seus habitantes, sua organização. A intervenção não altera apenas o dia-a-dia de quem se relaciona com o artista, mas, com sua força enquanto imagem, reinventa aquele espaço e interfere em sua rotina, suscitando novas percepções.
Mais uma edição do evento, acontece nesse próximo sábado(29/06), na Praça Sérgio Pacheco, na vizinha Cidade de Uberlândia, a partir das 14:00 horas e nessa edição, além das ações normais comuns ao projeto, acontece a final regional da Liga Internacional de  Basquete de Rua capitaneada pela co irmã CUFA Uberlândia. O local será palco de grandes disputas de basquete de rua, além de belas apresentações culturais e serviços, oferecidos gratuitamente á população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário