terça-feira, 30 de julho de 2013

FAEC Realiza o Encontro Mineiro de Capoeira




Há quatro anos a capoeira foi registrada como Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural – IPHAN. Esse registro incluiu o ofício dos Mestres da capoeira no Livro dos Saberes e a roda de capoeira no Livro das Formas de Expressão. Como a capoeira é um bem “vivo” ela é considerada como Patrimônio Imaterial e, de acordo com a Convenção da UNESCO, este tipo de patrimônio: “é transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana”. Por ser um bem cultural “vivo” a capoeira foi registrada e não tombada, pois o tombamento é específico para bens considerados materiais. A cada dez anos, o registro é reavaliado para verificar se os valores que o justificaram permanecem, desta forma, o registro poderá ser mantido ou não.
Durante esses quatro anos, poucas ações foram feitas, dentre elas a criação do Programa Pró-Capoeira, que promoveu três encontros em 2010, nas cidades de Recife, Rio de Janeiro e Brasília. Nesses encontros Mestres de várias localidades se reuniram para debater sobre os temas: Capoeira, Internacionalização e Profissionalização; Capoeira e Desenvolvimento Sustentável; Capoeira e Educação; Capoeira e Políticas de Fomento; Capoeira e Esporte; e Capoeira, Identidade e Diversidade. No mesmo ano, foi criado o Cadastro Nacional da Capoeira com o “objetivo de mapear o universo da capoeira, identificando mestres, professores, instrutores, grupos, pesquisadores, instituições de pesquisa e entidades que agregam grupos de capoeira” (IPHAN). Em 2011, a Superintendência do Iphan MG começou a apoiar os Mestres da Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH na organização do Conselho de Mestres da RMBH e em maio de 2012, o Iphan estabeleceu a descentralização das ações de salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Desta forma, a Fundação Palmares ficou responsável pela estruturação do Programa Pró-Capoeira e as superintendências estaduais do IPHAN pelas ações de mobilização, onde deverão ser discutidas e sistematizadas as demandas levantadas nos Encontros Pró-Capoeira.
A ideia é a Fundação Araguarina de Educação e Cultura-FAEC, com apoio da CUFA, dar sua parcela de contribuição no processo, realizando o Encontro Mineiro de Capoeira que funcionará da seguinte forma: já foram feitos prévios contatos com o Conselho de Mestres de Capoeira de Minas Gerais, o projeto é dentro do processo de descentralização de ações, realizar em Araguari dentro do evento,uma reunião ordinária do CONCAP-MG, para discussão sobre a regulamentação da capoeira e na oportunidade realizar oficinas, work shops, rodas abertas, praça de comercialização de produtos e um grande aulão de capoeira na porta do palácio dos ferroviários e em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes realizar o Campeonato Aberto de Capoeira “Torneio Feliz Cidade”.

Reunião dos Mestres de Capoeira na FAEC

Grão Mestre Dunga(BH) - Palestrante

Professor Gibbi(SP), Ministrante do Curso

Mestre Ray(BH), responsável pelo Work Shop


Mestre Kall(DF), ministrante do aulão aberto

Programação
03/08(Sábado)
11:00 – Passeata de divulgação com o caminhão do Jamilton(saída da Praça Manoel Bonito)
12:00 – Almoço
14:00 –  Curso com o Professor Gibi  (Centro de Referência Negra)
16:00 – Work  Shop com Mestre Ray  (Palácio dos Ferroviários)
16:30 – Aulão aberto com o Mestre Kall (Palácio dos Ferroviários)
17:00 – Palestra com o Grão Mestre Dunga(Palácio dos Ferroviários)
18:00 – Cerimônia de Batizados e Trocas de Graduação
20:00 – Show com a Banda Filosofia do Samba

04/08(Domingo)

09:00 – Campeonato Aberto de Capoeira “Torneio Feliz Cidade”
Local: Quadras do ATC


REGULAMENTO 


Art. 1º: O 14º Festival Aberto de Capoeira, é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes de Araguari/MG em parceria com os grupos de capoeira da cidade.

Art. 2º: Para fins de organização o mesmo terá uma comissão que disciplinará seu funcionamento, composto dos seguintes membros: Mestre Zulu, Mestre Tiziu, Mestre Paturi, Mestre Cristiano, Mestre Necão, CM Zorro, CM Cachorrão, CM Cascavel, Professor Xangô, Instrutor Muralha e Instrutor Calango.

Art. 3º: O evento acontecerá dentro do Encontro Mineiro de Capoeira, no dia 04 de agosto do corrente ano, nas quadras internas do ATC – Araguari Tênis Clube, na Rua Virgílio de Melo Franco, 555 – Centro(Anexo ao Ginásio Poliesportivo).

Art. 4º: As inscrições poderão ser feitas até 30 minutos antes da competição e será no valor de R$10,00 por pessoa.

Art. 5º: A área de jogo será composta de uma circunferência de 2m circundada por uma área de segurança de 4m, o competidor que sair fora da área de segurança por três vezes será desclassificado.
Art. 6º: A saida de jogo é obrigatória de aú e é proibido qualquer movimento de mão.
Art. 7º: O atleta deverá portar abadá branco e estar totalmente alijado de qualquer tipo de material cortante ou que venha colocar em risco a integridade física do oponente como: brincos, anéis, colares ou piercings.
Art. 8º: A comissão julgadora será composta por 3(três) árbitros de mesa e 1(um) árbitro central. Os jogos serão pontuados pelos árbitros de mesa de 5 a 10 após apresentação individual, classificando para um quadrangular final as quatro melhores notas de cada categoria.

Art. 9º: Cada competidor poderá determinar um técnico, caso sinta necessidade e o técnico poderá orientar o competidor sobre sua responsabilidade, fora da área de segurança.
Art. 10º: Para as categorias Mirim e Pré Mirim, o toque de jogo será o São Bento de Regional; enquanto que para as categorias infantil, juvenil e aluno avançado o toque será o de Benguela, sem a exigência das especificações inerentes ao jogo.
Art. 11º: O tempo de jogo para cada competidor disputar vagas para as semi finais será de 30’
Art. 12º: A Categoria Absoluta será disputada somente por graduados( de instrutor acima) e o valor de inscrição é de R$50,00(cinquenta reais) sendo o valor total de todas as inscrições desta categoria,  revertido para o ganhador do primeiro lugar. O tempo de jogo será de 1(um) minuto, para cada toque, sendo um jogo de Benguela e um jogo para o toque de regional, sendo obrigatoriamente observado pelos árbitros,  as especificidades de cada estilo.
Art. 13º: A divisão das categorias, dar-se-á da seguinte forma:
·         Infantil                                até 10 anos
·         Infanto Juvenil A                         11 a 13 anos
·         Infanto juvenil B                         14 a 16 anos
·         Juvenil       17 anos acima(portador de 1ª e 2ª graduação)    
·         Aluno Avançado  17 anos acima(portador de 3ª e 4ª graduação)         
Pesos:                                                    
PENA: ATE 61 KILOS                            
MOSCA: 62 A 71                                    
MEIO PESADO:72 A 81                      
PESADO: ACIMA DE 81 KILOS



·         Graduados            Portadores de 5ª e 6ª graduação
Pesos:
PENA: ATÉ 61 KILOS                          
MOSCA: de 62 a 71 kgs                                                                MEIO PESADO: 72 A 81 kgs                   
PESADO:ACIMA DE 81 KILOS
·         CATEGORIA ABSOLUTA           Acima de 6ª Graduação
-          Obs.: Nesta categoria não haverá divisão por peso
·         COMPETIÇÃO DE EQUIPES
-          Cada equipe deverá ter no mínimo 15 e no máximo 20 pessoas e será julgado: bateria,      coro, movimentação e energia. Com pontuação de 5 a 10, classificando em 1º lugar a equipe que tiver a maior pontuação e respectivamente o 2º e 3º lugares.
Art. 14º: As premiações prevêem medalhas de 1º, 2º e 3º lugares para todas as categorias, menos a ABSOLUTA e a EQUIPE, que terá premiação por troféus.
Art. 15º: Os critérios de avaliação serão:
·         TECNICAS: Variedade de golpes, sincronismo dos movimentos com os do adversário.
·         CRIATIVIDADES: capacidade de criação, fuga dos padrões normais do jogo, improvisação.
·         EVOLUÇÃO: sincronismo dos movimentos próprios e os do seu adversários,com efeito estético, equilibrio  entre ataque e defesa
·         QUEDAS: rasteiras,tesouras e vingativas
Art. 16º: Serão desclassificados:
·         O competidor que nãoapresentar condições físicas ou psicológicas
·         Que fizer gestos obscenos para os árbitros ou para a platéia.
·         Abandonar voluntariamente a área de competição
·         Ser advertido por três vezes pelo árbitro central
·         Usar qualquer movimento que descaracterize a capoeira
Art. 17º: As dúvidas serão dirimidas pela comissão organizadora
 Boa sorte a todos os competidores.




Um comentário:

  1. Interessante a notícia, mas seria de bom tom, colocarem a fonte do texto que copiaram na integra para falar sobre a salvaguarda da capoeira.

    Fonte disponível em http://www.cppa.com.br/attachments/File/Boletim_Eletronico_CPPA/Informativo_CPPA_31_EDI__AO_Agosto_2012_PDF.pdf

    ResponderExcluir